Retrato da abordagem social em negócios circulares: um olhar a partir da literatura relacionada

View/ Open
Date
2023-07-07Author
Lazzerini, Celeste de Arantes [UNIFESP]
Advisor
Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
A Economia Circular é vista como uma ferramenta chave para o desenvolvimento
sustentável, mas a dimensão social tem sido negligenciada pelos estudiosos ao longo da
história. Apesar de alguns autores terem destacado essa lacuna na pesquisa acadêmica, poucos
estudos se aprofundaram nesse tema. Este estudo tem como objetivo analisar como as
publicações acadêmicas anteriores abordam o aspecto social na literatura de modelos de
negócios circulares. É realizada uma revisão sistemática da literatura a partir das bases
Scopus e Web of Science, utilizando o software Bibliometrix para análise de conteúdo. Os
principais resultados mostram que a maioria das publicações se concentra na revista
Sustainability e no Journal of Cleaner Production. Além disso, a maioria dos estudos que
mencionam o termo social incorporam essa dimensão em seus conceitos de Economia
Circular e/ou Modelos de Negócios Circulares. Foram identificadas três abordagens da
dimensão social: como objetivo dos modelos de negócios circulares; como dimensão de
análise desses modelos; e como preocupação com as externalidades positivas ou negativas
resultantes de sua implementação. Circular Economy is seen as a key tool for sustainable development, but the social dimension
has been neglected by scholars over time. Although some authors have highlighted this gap in
academic research, few studies have deepened this topic. This study aims to analyze how
previous academic publications address the social aspect in the literature of circular business
models. A systematic review of the literature is carried out as of Scopus and Web of Science
databases, using the Bibliometrix software for content analysis. The main results show that
most publications focus on the Sustainability magazine and on the Journal of Cleaner
Production. Furthermore, most studies mentioning the term social incorporate this dimension
into their Circular Economy and/or Circular Business Models concepts. Three approaches to
the social dimension were identified: as an objective of circular business models; as a
dimension of analysis of these models; and as a concern with the positive or negative
externalities resulting from their implementation.
Citation
Lazzerini, Celeste de Arantes. Retrato da abordagem social em negócios circulares: um olhar a partir da literatura relacionada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2023.Keywords
Economia CircularCircular Economy
Modelos de Negócios Circulares
Circular Business Models
Aspecto Social
Social Aspect
Impacto Social
Social Impact
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Administração [180]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Mapeamento de negócio circular: método dos parâmetros de sustentabilidade
Moreira, João Carlos das Neves [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-03)Economia circular é um termo que traz consigo um objetivo principal: minimizar e, se possível, zerar a quantidade de recursos e resíduos de um determinado processo ou produto. A Fundação Ellen MacArthur é referência no ...
-
Relação Estrutura-Atividade de Fragmentos da Leptina
Martins, Marta Natividade Crizol [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-03-26)The protein hormone produced by the ob-gene and denominated leptin, a product originating from adipose tissue, circulates in the plasma and affects the energy balance by interacting with the hypothalamus. Leptin plays an ...
-
Relação de alterações conformacionais da prolil oligopeptidase devido a interação com a α – sinucleína
Santos, Gabriel Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-26)Prolyl oligopeptidase (EC 3.4.21.26, POP) is a serine peptidase, involved in the metabolism of neuropeptides and peptide hormones. In vitro and in vivo studies show that POP interacts with alpha synuclein (syn) by ...