Desenvolvimento de Indicadores para a Área de Manutenção de Equipamentos Médicos do Setor de Engenharia Clínica do Hospital São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2023-07-01
Autores
Kobayashi, Daniela Mitsue [UNIFESP]
Orientadores
Polli, Roberson Saraiva [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A pandemia do coronavírus, infelizmente, levou muitas pessoas importantes e queridas, conduziu diversos profissionais a seus limites, mas também trouxe mudanças negativas e positivas. O cotidiano do Hospital São Paulo e, consequentemente o setor de Engenharia Clínica, também tiveram que se adaptar. Uma das mudanças foi a implementação de indicadores, iniciado no núcleo administrativo e posteriormente expandido para a área de manutenção de equipamentos médicos, o qual é a temática que representa este trabalho. O trabalho fez uso de ferramentas como o Sistema Genesis IA, Microsoft Excel, Google Sheets e Looker Studio. Dentre os indicadores desenvolvidos, pode-se citar: a quantidade de ordem de serviço, custo teórico e o praticado, percentual de tipo e status de ordem de serviço, equipamentos quebrados e consertados. A metodologia desenvolvida neste trabalho permitiu a apresentação e monitoramento men-sal de informações sobre o setor de Engenharia Clínica de forma online, gráfica e gratuita para a diretoria, reduzindo a quantidade de reuniões e ligações para discutir a performance do setor.
Descrição
Citação
KOBAYASHI, D. Desenvolvimento de Indicadores para a Área de Manutenção de Equipamentos Médicos do Setor de Engenharia Clínica do Hospital São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo. São José dos Campo, p. 11. 2023.