Musicalidade da Prosperidade: Teologia da Prosperidade e Neoliberalismo nos louvores neopentecostais da Renascer Praise.

Imagem de Miniatura
Data
2023-07-14
Autores
Tenorio, Lucas de Sá [UNIFESP]
Orientadores
Pompa, Maria Cristina [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente texto tem como objetivo investigar se, e em que medida, a chamada “Teologia da Prosperidade” está presente em todas práticas de culto das igrejas evangélicas neopentecostais. Após uma apresentação da penetração neopentecostal no Brasil e uma análise da relação entre o neoliberalismo e a “Teologia da Prosperidade”, foi recortado, a título de exemplo, o campo das canções de louvor da Renascer Praise, a banda oficial da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Foram objeto de análise tanto letra quanto melodia das músicas selecionadas, de forma a considerar a fonte enquanto objeto histórico completo. A análise possibilitou observar, entre vários resultados, os indícios da Teologia da Prosperidade nos louvores da Renascer Praise, bem como o caráter ideológico que essas músicas podem exercer. Para tal foi utilizado autores como MARIANO (2014), MENDONÇA (2009) e CAZAVECHIA e TOLEDO (2020).
Descrição
Citação
TENÓRIO, Lucas de Sá. Musicalidade da Prosperidade: Teologia da Prosperidade e Neoliberalismo nos louvores neopentecostais da Renascer Praise. Orientadora: Maria Cristina Pompa. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Licenciatura em História. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (UNIFESP). Guarulhos, SP. 2023
Coleções