Interface entre a ciência e políticas públicas no âmbito das mudanças climáticas em três municípios da Baixada Santista (SP): Guarujá, Santos e São Vicente

Imagem de Miniatura
Data
2023-07-07
Autores
Chaib, Jade Gimenes [UNIFESP]
Orientadores
Mendes, Vinícius Ribau [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As mudanças climáticas já são uma realidade vivida na Baixada Santista (SP), ao mesmo tempo em que há uma vasta produção científica a seu respeito. É previsto o aumento de eventos extremos de chuvas, acarretando enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Nesse contexto, cabe à gestão pública por meio de seus instrumentos atuar visando não apenas remediar, mas também prevenir esses impactos. Nessa pesquisa, analisou-se como se dá a interface entre a ciência e a gestão pública, no contexto da Baixada Santista, por meio do estudo de três secretarias municipais de meio ambiente: Guarujá, Santos e São Vicente. Foram realizadas pesquisas na legislação ambiental, buscando a relação de políticas públicas com as mudanças climáticas e seus impactos, a partir de parâmetros estabelecidos no Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista (PRARC-BS) e da Avaliação Nexus (IPBES). Também foram realizadas entrevistas com gestores de Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMAMs), levantando-se desafios e oportunidades para a gestão pública quanto às mudanças climáticas. Os municípios de Guarujá e Santos apresentaram documentos com maior interface com a temática de mudanças climáticas, enquanto os documentos analisados de São Vicente pouco citaram os eixos do tema. Os principais desafios apontados foram setorizados em desafios internos e externos às secretarias e as principais oportunidades apontadas foram ligadas à expansão do diálogo entre diversas partes.
Descrição
Citação
CHAIB, Jade Gimenes. Interface entre a ciência e políticas públicas no âmbito das mudanças climáticas em três municípios da Baixada Santista (SP): Guarujá, Santos e São Vicente. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.