Aprendendo a ser professora a partir de práticas colaborativas: a experiência no programa residência pedagógica Capes da Unifesp

Imagem de Miniatura
Data
2023-07
Autores
Montanhas, Leticia Guedes [UNIFESP]
Orientadores
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este relato de experiência tem como propósito narrar sobre a participação no Programa de Residência Pedagógica CAPES, no âmbito da Extensão da Universidade Federal de São Paulo, no subprojeto Alfabetização, no período de outubro de 2020 a março de 2022, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues Oliveira e pela Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio. Ao narrar essa experiência, reflito sobre meu processo de formação inicial, observando contribuições e os efeitos dessa participação. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a formação inicial docente, com investigações articuladas à alfabetização e ao letramento. Para a produção da narrativa e das reflexões, foram mobilizados os registros das ações que desenvolvi e das quais participei no Programa. Os resultados da minha participação no subprojeto demonstram que o Programa de Residência Pedagógica CAPES e as ações extensionistas no Curso de Pedagogia acarretaram ganhos qualitativos em minha formação como docente e como alfabetizadora.
Descrição
Citação
Montanhas, Leticia. Aprendendo a ser professora a partir de práticas colaborativas: a experiência no programa residência pedagógica Capes da Unifesp. Orientadora: Claudia Lemos Vóvio. 2023. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
Coleções