Inclusão da criança com síndrome de down na educação
Data
2023-07-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste trabalho, procurou-se pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias
na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação. O objetivo é identificar
e refletir informações que mostrem sua relevância e significado no debate social. Para
atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisa
bibliográfica. O processo de inclusão e as condições que, em relação ao ensino
regular apresentam desafios e, por vezes, colocam em risco sua condição de cidadão,
pela dificuldade de inclusão e permanência no ensino regular. O estudo vislumbra a
articulação entre escola e família para que juntas possam proporcionar um ambiente
acolhedor, social e de aprendizagem que promova os mecanismos para alcançar a
inclusão, não apenas a integração dessas crianças na rede educacional, mas na
sociedade superando as dificuldades e potencializando assim suas habilidades.
Descrição
Citação
BARBOSA, Cícera Cirlane de Oliveira; CORREA, Emilly Karine; PEREIRA, Sueli Souza. Inclusão da criança com síndrome de down na educação. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.