Educação empreendedora: revisão sistemática para trazer novas perspectivas para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do SEBRAE

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Data
2019-12-03
Autores
Ferracioli, Heloisa Alves [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O empreendedorismo é caracterizado como a arte de transformar sonhos em realidade, estimulando a capacidade criativa e assumindo riscos calculados. Possui algumas vertentes, como a educação empreendedora, caracterizada como o ensino do empreendedorismo. Existem alguns programas de educação empreendedora desenvolvidos pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro as Micros e Pequenas Empresas) no Brasil, de acordo com a faixa etária. O que será abordado neste trabalho, será o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) programa desenvolvido para crianças do ensino fundamental. O objetivo principal é de trazer novas contribuições para o programa por meio de revisão sistemática. Para isso, foi feita uma pesquisa na base Web of Science, e encontrado 60 artigos abordando educação empreendedora e escola como fator de pesquisa. Após este levantamento, foi feita a leitura de todos resumos e selecionados 11 deles em que a abordagem principal do tema é feita com alunos do ensino fundamental e médio. Ao final da análise foram encontradas quatro contribuições ao programa. Sendo elas: Inclusão de métodos adaptados às crianças com deficiência no programa; Realizar pesquisas frequentes com os alunos para acompanhar o desempenho; Aplicação de medidas atreladas ao empreendedorismo social como empreendedorismo cooperativo; Maior participação da comunidade local, empresas e a família. Com isso foi possível notar que mesmo com as possíveis contribuições o JEPP é um programa bastante completo e importante.
is characterized as the art of turning dreams into reality, stimulating creative ability and taking calculated risks. It has some aspects, such as entrepreneurial education, characterized as the teaching of entrepreneurship. There are some entrepreneurial education programs developed by SEBRAE (Brazilian Micro and Small Business Service) in Brazil, according to age group. What will be mentione in this article is the JEPP (Young Entrepreneurs First Steps) program developed for elementary school children. The main objective is to bring new contributions to the program through systematic review. For this, a search was made in the Web of Science database, and found 60 articles addressing entrepreneurship education and school as a research factor. After this survey, all abstracts were read and 11 of them were selected, in which the main approach to the theme is made with elementary and high school students. At the end of the analysis four contributions to the program were found. These include: Inclusion of methods adapted to children with disabilities in the program; Conduct frequent surveys with students to track performance; Application of measures linked to social entrepreneurship as cooperative entrepreneurship; Greater participation from local community, businesses and family. With this it was possible to notice that even with the possible contributions JEPP is a complete and important program.
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Citação
FERRACIOLI, Heloisa Alves. Educação empreendedora: revisão sistemática para trazer novas perspectivas para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do SEBRAE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2019.
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