Desenvolvimento de jogo educacional para o estímulo ao aprendizado do ensino de Ciências Biológicas e Anatomia Ocular
Data
2021
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: The technological advancement helped to develop new tools to help the understanding of complex subjects that demand different pedagogical didactic approaches. Using mobile technology and internet people seek information that became faster and accurate. Although there is no guarantee the information is totaly true. To develop tools based on books and scientific research ensure the quality of the information. Goal: the study aims to elaborate theoretical content related to basic concepts of biological sciences and ocular anatomy to develop a game-type tool to aid in the study of basic concepts of biological sciences and ophthalmology using software development methodologies. Results: Based on study of biological sciences and software development methodologies to develop a executable tool. Conclusion: by using the concepts of Software Engineering and adopting requirements based on established benchmarks the development of prototypes for educational tools allows study of test cases, validation requirements and implementation of systems resulting in support tools to aid the study of biological sciences.
Introdução: o avanço tecnológico fomentou o desenvolvimento de novas ferramentas para auxiliar a compreensão de assuntos complexos que demandam diferentes abordagens didático-pedagógicas. Com o uso das tecnologias móveis e Internet, a busca de informações torna-se cada vez mais rápida e precisa. Porém, nem sempre a informação obtida é autêntica, assim, ferramentas tecnológicas, fundamentadas em livros e em evidências científicas, asseguram a qualidade da informação. Objetivos: o presente estudo tem por finalidade elaborar conteúdo teórico relacionado aos conceitos básicos de ciências biológicas e anatomia ocular e, desenvolver ferramenta do tipo game para auxílio nos estudos sobre ciências biológicas e oftalmologia, por meio de metodologias de desenvolvimento de software. Resultados: foi possível estudar assuntos correlatos e construir uma ferramenta executável elaborada com base em conceitos de ciências biológicas e de metodologias utilizadas na engenharia de software com a adoção de diretrizes definidas pela literatura para o desenvolvimento de software. Conclusão: ao utilizar engenharia de software é possível adotar requisitos necessários tendo como referência os benchmarks estabelecidos. A criação de protótipos para games educacionais possibilita o estudo de casos para testes e validação dos requisitos bem como implementação de sistemas tendo como resultado o apoio ao ensino de ciências biológicas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e melhor compreensão sobre Ciências Biológicas e Anatomia Ocular.
Introdução: o avanço tecnológico fomentou o desenvolvimento de novas ferramentas para auxiliar a compreensão de assuntos complexos que demandam diferentes abordagens didático-pedagógicas. Com o uso das tecnologias móveis e Internet, a busca de informações torna-se cada vez mais rápida e precisa. Porém, nem sempre a informação obtida é autêntica, assim, ferramentas tecnológicas, fundamentadas em livros e em evidências científicas, asseguram a qualidade da informação. Objetivos: o presente estudo tem por finalidade elaborar conteúdo teórico relacionado aos conceitos básicos de ciências biológicas e anatomia ocular e, desenvolver ferramenta do tipo game para auxílio nos estudos sobre ciências biológicas e oftalmologia, por meio de metodologias de desenvolvimento de software. Resultados: foi possível estudar assuntos correlatos e construir uma ferramenta executável elaborada com base em conceitos de ciências biológicas e de metodologias utilizadas na engenharia de software com a adoção de diretrizes definidas pela literatura para o desenvolvimento de software. Conclusão: ao utilizar engenharia de software é possível adotar requisitos necessários tendo como referência os benchmarks estabelecidos. A criação de protótipos para games educacionais possibilita o estudo de casos para testes e validação dos requisitos bem como implementação de sistemas tendo como resultado o apoio ao ensino de ciências biológicas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e melhor compreensão sobre Ciências Biológicas e Anatomia Ocular.