Teoria da coerência central: atribuição de estado mental e rastreamento visual
Data
2021
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: Central Coherence Theory (CCT) is a cognitive process associated with an individual's ability to identify a whole from its parts. In social context, it would be involved in the interpretation of emotional clues and attribution of mental state. A weak CCT has been considered part of the neurocognitive phenotype in Autism Spectrum Disorder (ASD), but it has been less investigated in comparison to other processes such as Theory of Mind. Objective: of this study was to investigate CCT processes in the ASD from the recognition of visual stimuli with greater or lesser demand for social processing. Method: Fifty-three male subjects participated in the study, 28 (25.53 ± 4.98 years old) with diagnosis of ASD and 25 (26.60 ± 3.87 years old) controls. All were submitted to a task of recognition of visual stimuli associated with the analysis of visual tracking patterns using Eye-tracker technique. The stimuli with lower social processing demands included Navon-type letter figures, as well as superimposed or fragmented figures from standardized tests. The stimuli with the highest social demand were drawings of scenes of social interaction situations. Quantitative analyses (GLzM) were used for measures such as number of hits, reaction time and duration of responses.The pattern of eye tracking was analyzed using a heat map (route of the gaze to recognize the image), fixation of the gaze by quadrants. Qualitative analyzes (of thematic and semiotic content) were used to categorize verbal reports in the description of scenes of interaction. Results: they revealed a pattern of fixation of the quadrants in the participants with ASD different from that of the controls, had a longer reaction time and spent more time in the report. The qualitative analysis revealed a clear tendency to focus on details both of scenes with social content and of stimuli with less social content, impairing the interpretation of the context. Therefore, the findings seem to corroborate evidence of a weak CBT in high functioning autism, which may contribute to the weaknesses in the interpretation of social contexts in this clinical condition. Conclusion: The results are within the scope of the hypothesis that individuals in the clinical group would have greater difficulty in recognizing and interpreting social content.
Introdução: Teoria da Coerência Central (TCC) é um processo cognitivo associado à capacidade do indivíduo para identificar um todo a partir de suas partes. No contexto social, estaria envolvido na interpretação de pistas emocionais e atribuição de estado mental. Uma TCC fraca tem sido considerada parte do fenótipo neurocognitivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas tem sido menos investigada em comparação a outros processos como Teoria da Mente. Objetivo: investigar processos de TCC no TEA a partir do reconhecimento de estímulos visuais com maior ou menor demanda de processamento social. Método: participaram do estudo 53 indivíduos do sexo masculino, sendo 28 (25,53 ± 4,98 anos) com diagnóstico de TEA do nível 1 e 25 (26,60 ± 3,87 anos) controles. Todos foram submetidos a uma tarefa de reconhecimento de estímulos visuais associados à análise de padrões de rastreamento visual por meio de equipamento de Eye-tracker. Os estímulos com menor demanda de processamento social incluíram figuras de letras do tipo Navon, bem como figuras sobrepostas ou fragmentadas de testes padronizados. Os estímulos com maior demanda foram desenhos de cenas de situações de interação social. Foram utilizadas análises quantitativas (GLzM) no que concerne medidas como número de acertos, tempo de reação e duração das respostas. O padrão do rastreamento ocular foi analisado por meio de mapa de calor (percurso do olhar para reconhecimento da imagem), fixação do olhar por quadrantes. Foram utilizadas análises qualitativas (do conteúdo temático e semiótica) para categorização dos relatos verbais na descrição das cenas de interação. Resultados: revelaram um padrão de fixação dos quadrantes nos participantes com TEA diferente ao dos controles, apresentaram maior tempo de reação e detiveram-se mais tempo no relato. A análise qualitativa revelou uma clara tendência ao foco nos detalhes tanto de cenas com conteúdo social, quanto de estímulos com menos conteúdo social, prejudicando a interpretação do contexto. Portanto, os achados parecem corroborar evidências de uma fraca TCC no autismo do nível 1, que pode contribuir para as fragilidades de interpretação de contextos sociais nesta condição clínica. Conclusão: Os resultados se mostram dentro do escopo da hipótese de que os indivíduos do grupo clínico teriam maior dificuldade no reconhecimento e interpretação de conteúdo social.
Introdução: Teoria da Coerência Central (TCC) é um processo cognitivo associado à capacidade do indivíduo para identificar um todo a partir de suas partes. No contexto social, estaria envolvido na interpretação de pistas emocionais e atribuição de estado mental. Uma TCC fraca tem sido considerada parte do fenótipo neurocognitivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas tem sido menos investigada em comparação a outros processos como Teoria da Mente. Objetivo: investigar processos de TCC no TEA a partir do reconhecimento de estímulos visuais com maior ou menor demanda de processamento social. Método: participaram do estudo 53 indivíduos do sexo masculino, sendo 28 (25,53 ± 4,98 anos) com diagnóstico de TEA do nível 1 e 25 (26,60 ± 3,87 anos) controles. Todos foram submetidos a uma tarefa de reconhecimento de estímulos visuais associados à análise de padrões de rastreamento visual por meio de equipamento de Eye-tracker. Os estímulos com menor demanda de processamento social incluíram figuras de letras do tipo Navon, bem como figuras sobrepostas ou fragmentadas de testes padronizados. Os estímulos com maior demanda foram desenhos de cenas de situações de interação social. Foram utilizadas análises quantitativas (GLzM) no que concerne medidas como número de acertos, tempo de reação e duração das respostas. O padrão do rastreamento ocular foi analisado por meio de mapa de calor (percurso do olhar para reconhecimento da imagem), fixação do olhar por quadrantes. Foram utilizadas análises qualitativas (do conteúdo temático e semiótica) para categorização dos relatos verbais na descrição das cenas de interação. Resultados: revelaram um padrão de fixação dos quadrantes nos participantes com TEA diferente ao dos controles, apresentaram maior tempo de reação e detiveram-se mais tempo no relato. A análise qualitativa revelou uma clara tendência ao foco nos detalhes tanto de cenas com conteúdo social, quanto de estímulos com menos conteúdo social, prejudicando a interpretação do contexto. Portanto, os achados parecem corroborar evidências de uma fraca TCC no autismo do nível 1, que pode contribuir para as fragilidades de interpretação de contextos sociais nesta condição clínica. Conclusão: Os resultados se mostram dentro do escopo da hipótese de que os indivíduos do grupo clínico teriam maior dificuldade no reconhecimento e interpretação de conteúdo social.