E-book educativo para pacientes candidatos a procedimentos minimamente invasivos na face

Data
2021
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: There is an increasing search for minimally invasive procedures on the face. Influenced by digital media, patients see the procedures as banal, seek untrained professionals, and health literacy is essential. Education and the transmission of knowledge is an important strategy in the health area, and the breaking down of knowledge barriers is a tool for social inclusion and improvement of public health. The proven importance of digital media (internet, cell phones and others) in the effectiveness of the transmission of information and knowledge occupies a prominent place in the 21st century, being a comprehensive instrument capable of reaching a large portion of the population quickly and free of charge. In this way, it was understood the need to seek effective means for the population's awareness and education in order to make the patient an active participant in his treatment. Objective: An educational e-book was developed for patients who are candidates for minimally invasive procedures on the face. Method: For the development of the e-book, the “Design Thinking” method was used, divided into four phases (Discover, Define, Develop and Deliver). The content and e-book validation was carried out using the Delphi methodology through the consensus of experts. Result: An educational e-book was developed for patients who are candidates for minimally invasive procedures on the face. Conclusion: An effective means of educating the patient about minimally invasive procedures was made possible with this e-book.
Introdução: A busca por procedimentos minimamente invasivos na face tem aumentado a cada dia. Influenciados por mídias digitais, pacientes veem os procedimentos de maneira banal, procuram profissionais não capacitados, sendo imprescindível a alfabetização em saúde. A educação e transmissão do conhecimento é uma estratégia importante na área de saúde, sendo a quebra das barreiras do conhecimento uma ferramenta de inclusão social e de melhoria da saúde pública. A importância comprovada dos meios digitais (internet, celulares e outros) na efetividade da transmissão da informação e do conhecimento ocupa um local de destaque no século XXI, sendo um instrumento abrangente capaz de atingir rápida e gratuitamente uma grande parcela da população. Entendeu-se, desta maneira, a necessidade de buscar meios efetivos para a conscientização e educação da população afim de tornar o paciente em um participante ativo do seu tratamento. Objetivo: Foi desenvolvido um e-book educativo para pacientes candidatos a procedimentos minimamente invasivos na face. Método: Para o desenvolvimento do e-book foi utilizado o método do “Design Thinking”, dividido em quatro fases (Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar). A validação do conteúdo e do e-book foi realizado através da metodologia Delphi por meio do consenso de especialistas. Resultado: Foi desenvolvido de um e-book educativo para pacientes candidatos a procedimentos minimamente invasivos na face. Conclusão: Foi viabilizado um meio efetivo de educação do paciente sobre procedimentos minimamente invasivo com este e-book.
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