Abordagem histórica no ensino de Química: elaboração de uma sequência de aprendizagem temática para o ensino da conservação da massa
Data
2021
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This thesis addresses the topic History of Science as a mainstay of the contextualized teaching of Chemistry, beginning at the re-elaboration, evaluation and validation of a Thematic Learning Sequence (SAT) in a classroom. The object of study of this sequence was the Mass Conservation Law and natural philosopher Antoine Laurent Lavoisier's contribution to Chemistry. The SAT’s evaluation was conducted from Forato’s parameters (2009), which defines the pedagogical purpose of the use of History of Science in teaching. To corroborate this, the referred sequence was implemented in particularly three classes of first year high school students of a state public school. The SAT was conducted in 8 lessons, each with a 45-minute duration. In this work, students’ responses to the first and last questionnaires, which are part of the sequence’s purpose, were analyzed, using as a basis the methodology of a content analysis of Bardin (2016). Comparing the results of the first and last questionnaires about science’s nature, a change in students’ responses was observed, exhibiting greater arguments, making use of conceptual elements explored throughout the application’s process, which lead to the conclusion that they have acquired a more critical view of science. In relation to the concept of conservation, it was noted a notorious appropriation of scientific knowledge. However, the students’ explanations were lacking, seeing that they were missing the use of a sub-microscopic model of the constitution of matter to explain the chemical transformation – which would be fundamental to the understanding of mass conservation and number of atoms.
Este trabalho aborda o tema História da Ciência como esteio para o ensino contextualizado de Química, a partir da reelaboração, da avaliação e da validação de uma Sequência de Aprendizagem Temática (SAT) em sala de aula. O objeto de estudo desta sequência foi a Lei da conservação da massa e a contribuição do filósofo natural Antoine Laurent Lavoisier para a Química. A avaliação da SAT foi realizada a partir dos Parâmetros de Forato (2009), que define os propósitos pedagógicos para os usos da História da Ciência no ensino. Para a validação, a referida sequência foi aplicada em três turmas de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. A SAT foi desenvolvida em 8 aulas, com duração de 45 minutos cada. Neste trabalho, foram analisadas as respostas dos alunos aos questionários inicial e final, que fazem parte da proposta da sequência, usando como base a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016). Comparando-se o resultado dos questionários inicial e final sobre a natureza da ciência, observou-se que houve uma mudança nas respostas dos estudantes, demonstrando maior argumentação, com o uso de mais elementos conceituais explorados ao longo do processo da aplicação, o que levou a conclusão de que eles adquiriram uma visão de ciência com maior criticidade. Em relação ao conceito de conservação, observamos notória a apropriação dos saberes científicos. Contudo, percebeu-se que faltou, nas explicações desses estudantes, o uso de um modelo sub microscópico da constituição da matéria para explicar a transformação química – o que seria fundamental para o entendimento da conservação da massa e da quantidade de átomos.
Este trabalho aborda o tema História da Ciência como esteio para o ensino contextualizado de Química, a partir da reelaboração, da avaliação e da validação de uma Sequência de Aprendizagem Temática (SAT) em sala de aula. O objeto de estudo desta sequência foi a Lei da conservação da massa e a contribuição do filósofo natural Antoine Laurent Lavoisier para a Química. A avaliação da SAT foi realizada a partir dos Parâmetros de Forato (2009), que define os propósitos pedagógicos para os usos da História da Ciência no ensino. Para a validação, a referida sequência foi aplicada em três turmas de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. A SAT foi desenvolvida em 8 aulas, com duração de 45 minutos cada. Neste trabalho, foram analisadas as respostas dos alunos aos questionários inicial e final, que fazem parte da proposta da sequência, usando como base a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016). Comparando-se o resultado dos questionários inicial e final sobre a natureza da ciência, observou-se que houve uma mudança nas respostas dos estudantes, demonstrando maior argumentação, com o uso de mais elementos conceituais explorados ao longo do processo da aplicação, o que levou a conclusão de que eles adquiriram uma visão de ciência com maior criticidade. Em relação ao conceito de conservação, observamos notória a apropriação dos saberes científicos. Contudo, percebeu-se que faltou, nas explicações desses estudantes, o uso de um modelo sub microscópico da constituição da matéria para explicar a transformação química – o que seria fundamental para o entendimento da conservação da massa e da quantidade de átomos.