Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Autores
Menezes, Catarina [UNIFESP]
Orientadores
Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Based on questions about how teachers get in touch with PCNs, we seek to discuss the roles played by NGOs within the process of partnership with the public sphere, developed as a strategy for disseminating the document. In addition, we analyzed the material “Curricular Matrices from 1st to 9th grade”, produced from the experience of the Goiás Reorientation Project, in order to identify possible curricular re-appropriations of the project and, specifically, of the discipline of History, made in an environment to that process.
A partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo.
Descrição
Citação
MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
Coleções