• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Educação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A comercialização de serviços pedagógicos e terapêuticos para educação de crianças com diagnóstico em transtorno do espectro autista

Thumbnail
View/Open
Tese (1.246Mb)
Date
2023-05-08
Author
Gonçalves, Raelen Brandino [UNIFESP]
Advisor
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Type
Tese de doutorado
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar a comercialização recente de serviços pedagógicos para a educação de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Pensar esta temática se fez necessário, uma vez que é preciso trazer para análise crítica um aspecto diretamente ligado ao universo da educação inclusiva que é formulação de estratégias educativas por agentes não ligados ao chão da escola, o que tem implicações éticas significativas. A oferta desses serviços tem sido apresentada crescentemente, por isso coube questionar o porquê dos mesmos serem tão requisitados partindo de referenciais como Freitas (2018); Bauman (2008); Chul Han (2017). A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo a partir de entrevistas com 19 profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, entre coordenadores e Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - PAAIs pertencendo a seis Diretorias Regionais de Ensino por meio de entrevista semiestruturada realizada via Google Meet de maio e agosto de 2021. Assim como 6 professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da rede pública municipal de São Paulo, sendo 2 da Zona Sul, 3 da Zona Leste e 1 da Zona Norte a partir de entrevistas semiestruturadas que aconteceram de maio a agosto de 2022 via Google Meet e 4 famílias sendo 2 da Zona Leste, 1 da Zona Norte e 1 da Zona Sul no período de julho a outubro de 2022. As discussões realizadas contribuíram para defender a tese de que está se produzindo dentro da sala de aula um silenciamento pedagógico, uma vez que a presença de pessoas e produtos externos ao espaço escolar, estão representando um lugar à parte dentro da estrutura escolar, configurando um modo de atender crianças com TEA.
Citation
GONÇALVES, Raelen Brandino. A comercialização de serviços pedagógicos e terapêuticos para educação de crianças com diagnóstico em transtorno do espectro autista. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2023.
Keywords
Comercialização
Transtorno do Espectro Autista
Serviços pedagógicos
Serviços terapêuticos
Inclusão
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/67571
Collections
  • PPG - Educação [272]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV