Os processos verbais da Gramática Sistêmico-Funcional nas instruções para tarefas orais em Inglês no Caderno do Aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio na rede estadual paulista

View/ Open
Date
2023-02-28Author
Dias, Denise Almeida [UNIFESP]
Advisor
Vian Junior, Orlando [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Systemic-Functional Grammar verbal processes in the instructions for oral tasks in English in the Caderno do Aluno for the 1st year of the New Secondary School in the state of São Paulo educational systemAbstract
Esta pesquisa objetiva analisar, a partir de uma perspectiva linguística, as instruções para as
tarefas orais em Língua Inglesa (LI), instanciadas nas Situações de Aprendizagem (SA) do
Caderno do Aluno (CA), da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM), para o ano letivo
de 2021, na rede estadual paulista, considerando o contexto de cultura e o contexto de situação
em que essas instruções estão inseridas. Parte-se da ideia de que o aprendizado de uma Língua
Estrangeira (LE) deve privilegiar aulas que estimulem a produção oral na língua-alvo, bem
como a sistematização de vocabulário e de estruturas comunicativas que permitam, de alguma
forma, que os aprendizes se engajem em uma interação oral e possam expressar sua opinião
sobre assuntos e temas de interesse ao público adolescente e que possibilitem promover o
pensamento e o posicionamento crítico. Tomando esse cenário como ponto de partida,
utilizamos como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985;
HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; EGGINS 2004; EGGINS; SLADE, 2005; GOUVEIA,
2009; FUZER; CABRAL, 2014), objetivando examinar os significados experienciais e
lógicos das instruções para as tarefas orais no CA de LI da primeira série do NEM e quais
papéis são instanciados nas instruções para promover a interlocução prevista na tarefa oral
entre estudantes, professores e material didático. Para atingir tal objetivo, são analisadas dez
tarefas orais, objeto de nosso estudo, com foco no estudo dos processos verbais e no
significado construído por meio dos comandos das instruções, no que tange aos contextos de
cultura e de situação do material didático em que essas estão inseridas. Do ponto de vista
metodológico, adotamos os princípios de pesquisa qualitativa (FLICK, 2009; PAIVA, 2019),
com apoio do programa computacional AntConc (ANTHONY, 2022). Nossa análise revelou
que, (i) nos comandos das tarefas os processos verbais talk, discuss e interview, que instanciam
ações dialógicas e interativas entre pares, ganham destaque, tendo em vista o alvo estabelecido
pelo Dizente, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, de propor a interação oral
entre os aprendizes. Vale ressaltar, ainda, que todas essas ações direcionadas aos aprendizes
são mediadas, em sala de aula, pelos professores, que, de acordo com cada turma, utiliza de
recursos para que os alunos possam executar as ações de forma adequada. Na sequência, (ii)
os processos comportamentais share, use, guide e get together delimitam o campo e o modo
e comandam os aprendizes para a realização das tarefas. Por fim, (iii) os processos materiais
make e create são instanciados para propor a ampliação da tarefa e a criação de novas
perguntas e respostas relacionadas ao tema da SA, aplicando a estrutura gramatical estudada.
Quanto às outras escolhas observadas na análise das instruções para as tarefas orais,
verificamos que o Dizente, eventualmente, instancia (iv) instruções com o uso do auxiliar
modal can para modular o comando da tarefa, operando dessa forma o abrandamento da ação.
Também observamos que (v) os processos mentais feel, know e think são instanciados para
motivar os aprendizes a exteriorizar as experiências alcançadas nos Momentos de
Compreensão Temática anteriores, em cada SA. This research aims to analyze, from a linguistic perspective, the instructions for oral tasks in
English, instantiated in the Learning Situations of the Caderno do Aluno for the first grade of
New Secondary School of the 2021 school year, in the state of São Paulo educational system,
considering the context of culture and the context of situation in which these instructions are
incorporated. It starts with the idea that learning a foreign language should favor classes that
encourage oral production in the target language, as well as the systematization of advanced
and communicative structures that expected, in some way, that learners would become
engaged in oral interaction and be able to express their opinion on subjects and topics of
interest to the adolescent public, which make it possible to promote critical thinking and
positioning. Taking this scenario as a starting point, we use Systemic-Functional Linguistics
as a theoretical framework (HALLIDAY, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014;
EGGINS, 2004; EGGINS; SLADE, 2005; GOUVEIA, 2009; FUZER; CABRAL, 2014),
aiming to examine the experiential and logical meanings of the instructions for the oral tasks
in the Caderno do Aluno for the New Secondary School and which roles are instantiated in
the instructions to promote the interlocution foreseen in the oral task between students,
teachers and teaching materials. To achieve this objective, ten oral interaction tasks, the object
of our study, will be analyzed focusing on verbal processes study and the meaning constructed
through the commands of the instructions, with regard to the contexts of culture and situation
of the didactic materials where these are included. From a methodological point of view, we
adopted the principles of qualitative research (FLICK, 2009; PAIVA, 2019); with the support
of the computer program AntConc (ANTHONY, 2022). Our analysis revealed that, (i) in the
task commands, the verbal processes talk, discuss and interview, which instantiate dialogic
and interactive actions between peers, gain prominence, in view of the target established by
the Sayer, the Secretary of Education of the State of São Paulo, to propose oral interaction
among learners. It is also worth noting that all these actions aimed at learners are mediated in
the classroom by teachers, who, according to each class, will use resources so that students
can perform actions appropriately. Next, (ii) the behavioral processes share, use, guide and
get together delimit the field and mode and command the learners to carry out the tasks.
Finally, the (iii) material processes make and create are instantiated to propose the expansion
of the task and the creation of new questions and answers related to the theme of the Learning
Situation, applying the grammatical structure studied. As for the other choices observed on
the analysis of the instructions for the oral tasks, we found that the Sayer eventually
instantiates (iv) instructions using the modal auxiliary can to modulate the task command,
thus operating the action modalization. We have also observed that (v) the mental processes
feel, know and think are instantiated to motivate learners to externalize the experiences
achieved in previous Moments of the Learning Situation.
Citation
DIAS, Denise Almeida. Os processos verbais da Gramática Sistêmico-Funcional nas instruções para tarefas orais em Inglês no Caderno do Aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio na rede estadual paulista. Orientador: Prof. Dr. Orlando Vian Jr. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.Keywords
Linguística Sistêmico-FuncionalMetafunção Ideacional
Processos verbais
Caderno do Aluno de Inglês
Novo Ensino Médio Paulista
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- PPG - Letras [226]