Microagulhamento convencional comparado ao microagulhamento com infusão de Fluorouracila para tratamento de Leucodermia solar

Imagem de Miniatura
Data
2023-03-29
Autores
Arbache, Samir Antonios Elias [UNIFESP]
Orientadores
Hirata, Sérgio Henrique [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A LEUCODERMIA SOLAR é uma doença cutânea caracterizada por máculas brancas inestéticas geralmente localizadas em áreas expostas ao sol. Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança da Fluorouracila (5FU) em relação ao soro fisiológico, aplicado por meio de máquina de tatuagem para repigmentação de lesões de leucodermias solares. Métodos: Trata-se de ensaio clínico randomizado cego que envolveu 29 participantes com fototipo Fitzpatrick III-V, com lesões simétricas de leucodermias solares nos membros superiores e inferiores. Uma máquina de tatuagem foi usada para injetar 5FU num membro e soro fisiológico no membro contralateral. O principal desfecho, o número de lesões acrômicas em cada membro 30 dias depois do tratamento, foi avaliado por dois dermatologistas independentes e cegos em relação ao tratamento usado. Os desfechos secundários foram a avaliação da satisfação do paciente (escala de Likert) em cada membro e os efeitos adversos locais e sistêmicos. Resultados: 29 participantes (28 mulheres) foram incluídos; 82.8% apresentavam lesões nos membros superiores. Os participantes apresentavam entre 24 e 289 lesões de leucodermias solares, foram submetidas ao tratamento no total de 2129 lesões. Os participantes obtiveram reduções significativas na mediana das lesões acrômicas nos membros tratados com o 5FU (antes: 32, IQR 23-37, após tratamento 12, IQR 6- 18, P=0.000003) e com soro fisiológico (antes 31, IQR 24-43 após tratamento 21, IQR 16-31, P=0.000006). Entretanto, a redução de lesões de leucodermias solares foi significativamente mais pronunciada nos membros tratados com 5FU (P=0.00003). Todos os participantes (N=29) mostraram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com os resultados dos membros tratados com o 5FU; 75.9% (N=22) dos participantes mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados dos membros tratados com soro fisiológico. Não houve casos de efeitos adversos locais ou sistêmicos. Limitações: A investigação incluiu predominantemente mulheres e o período de seguimento foi curto (30 dias). Conclusão: A entrega transdérmica de 5FU por meio de máquinas de tatuagem foi mais efetiva que a entrega transdérmica de soro fisiológico para a repigmentação de lesões de LS, sem efeitos adversos. Todos os pacientes ficaram muito satisfeitos com os resultados da intervenção.
Descrição
Citação
ARBACHE, Samir Antonios Elias. Microagulhamento convencional comparado ao microagulhamento com infusão de Fluorouracila para tratamento de Leucodermia solar. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Saúde Baseada em Evidências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.