A percepção de fumantes que buscam programa de cessação de tabagismo sobre as imagens de advertência nos maços de cigarro: um estudo transversal

View/ Open
Date
2022-11-24Author
Lobo, Talita Cepas [UNIFESP]
Advisor
Jardim, José Roberto [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
The perception of smokers in a smoking quit program about the warning images on cigarette packs: cross-sectional studyAbstract
Introdução: O tabagismo é considerado como uma das principais causas de morte evitáveis no mundo e está relacionado a pelo menos 55 doenças. Uma das estratégias utilizadas pelo Brasil para diminuir o número de indivíduos fumantes é o uso de imagens de advertência nos maços de cigarro. O uso dessas imagens é uma das políticas mais difundidas mundialmente. Em virtude deste cenário, é possível considerar que imagens que possuam maior significado para o contexto ao qual um indivíduo fumante está inserido provoquem mais impacto do que as imagens que não se aproximam de sua realidade. Objetivo: Avaliar a percepção de indivíduos fumantes sobre as imagens de advertência dos maços de cigarro, destacando-se a opinião sobre o conteúdo e se os leva a pensar em parar de fumar. Método: Amostra calculada de 400 indivíduos. Coletados dados de idade, sexo, escolaridade, nível socioeconômico de acordo com o Critério Brasil de Classificação Econômica, presença de sintomas de depressão e ansiedade (HADS), nível de qualidade de vida (WHOQOL-bref). Solicitada opinião dos fumantes sobre as nove imagens presentes nos maços de cigarro no Brasil como recurso para pensar em parar de fumar, a percepção sobre o incômodo ao observá-las e os sentimentos ou emoções produzidas ao fazer contato visual com as imagens (Roda de Emoções de Genebra). Resultados: Avaliados 406 fumantes matriculados no Ambulatório de Prevenção e Cessação do Tabagismo (PrevFumo) da Unifesp de forma consecutiva na admissão. A amostra foi composta por maioria de mulheres (67%) com média de idade de 53,8 anos, casadas (40%), com ensino médio completo ou ensino superior incompleto (43%) e com predomínio das classes econômicas B1 e B2 (38%). A mediana de ansiedade foi de 10 e para depressão, de 8, com média de 54,3% no total do WHOQOL-bref. A maioria dos fumantes (63,5%) costumava olhar a imagem no maço de cigarro e destes, 78,8% referiram já ter se sentido impressionado de algum modo; 89,9% dos fumantes referiram não escolher a embalagem pela imagem impressa e 49% usavam algum artifício para evitar olhar a imagem. As imagens de advertência dos maços de cigarro, isoladamente, levaram parte dos fumantes (35,7%) a pensar em parar de fumar. Conclusão: As imagens são consideradas pelos fumantes que buscaram ambulatório de cessação de tabagismo como educativas e alerta para cuidar da própria saúde. É provável que alguma situação pessoal desses indivíduos os estimule a iniciar tratamento específico, mesmo que por receio de desenvolver alguma das doenças sugestionadas pelas imagens, como risco de amputação de membros ou lesões bucais, que são o que mais impactaram a amostra estudada. Introduction: Smoking is considered one of the main causes of preventable death in the world and is related to at least 55 diseases. One of the strategies used by Brazil to reduce the number of smokers is the use of warning images on cigarette packages. The use of these images is one of the most widespread policies worldwide. Due to this scenario, it is possible to consider that images that have greater meaning for the context in which a smoker is inserted cause more impact than images that do not approximate their reality. Objective: To assess the perception of smokers about the warning images on cigarette packs, highlighting their opinion on the content and whether it makes them think about quitting smoking. Method: Calculated sample of 400 individuals. Data were collected on age, gender, education, socioeconomic level according to the Critério Brasil de Escolhas, presence of symptoms of depression and anxiety (HADS), level of quality of life (WHOQOL-bref). Smokers were asked about the nine images on cigarette packets in Brazil as a resource for thinking about quitting smoking, their perception of discomfort when looking at them and the feelings or emotions developed when making eye contact with the images (Roda de Emoções from Geneva). Results: 406 smokers enrolled in the Outpatient Clinic for the Prevention and Cessation of Smoking (PrevFumo) at Unifesp were evaluated consecutively on admission. The sample consisted of a majority of women (67%) with a mean age of 53.8 years, married (40%), with complete secondary education or incomplete higher education (43%) and with a predominance of economic classes B1 and B2 (38%). The median for anxiety was 10 and for depression, 8, with a mean of 54.3% in the total WHOQOL-bref. Most smokers (63.5%) used to look at the image on the cigarette pack and of these, 78.8% reported having already felt impressed in some way; 89.9% of smokers reported not choosing the packaging based on the printed image and 49% used some device to avoid looking at the image. The warning images on cigarette packs alone led some smokers (35.7%) to think about quitting. Conclusion: The images are considered by smokers who sought a smoking cessation outpatient clinic as educational and alert to take care of their own health. It is likely that some personal situation of these individuals stimulated them to initiate specific treatment, even if for fear of developing any of the diseases suggested by the images, such as the risk of amputation of limbs or oral lesions, which are what most impacted the studied sample.
Keywords
Embalagem de produtos derivados do TabacoControle do tabagismo
Educação de combate ao fumo
Fumante
Tobacco-derived products packing
Tobacco control
Smoking prevention
Smokers