De Cyrano de Bergerac para Cyrano mon amour: a transmidiação da "tirada do nariz"

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Data
2023-02-15
Autores
Leme, Melissa Marangoni [UNIFESP]
Orientadores
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A presente dissertação apresenta um estudo de caso da transmidiação (ELLESTRÖM, 2017) da “tirada do nariz”, famosa cena da peça de teatro Cyrano de Bergerac (1897), de Edmond Rostand, para a produção cinematográfica Cyrano mon amour (2018), realizada por Alexis Michalik. Parte-se da hipótese de que, no processo de transmidiação, a cena da “tirada do na-riz” foi ressignificada e atualizada para que fosse possível concluir o objetivo do filme. Para alcançar esse propósito, usaremos como base teórica a intermidialidade, sobretudo os trabalhos do pesquisador Lars Elleström (2017, 2019, 2021). No entanto, por se tratar de dois produtos de mídia que foram produzidos em séculos distintos, mostra-se necessário contextualizá-los historicamente. Esta necessidade advém da hipótese de que a diversidade das épocas em rela-ção a costumes e normas relativas represente um dos elementos que compõe essa transmidia-ção. Sendo assim, este trabalho explora os conceitos básicos da intermidialidade, partindo de Claus Clüver (2006, 2011), e André Gaudreault e Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016), o processo de adaptação sob a ótica da transmidiação segundo Elleström (2017, 2021). A análise final terá como base o modelo de comunicação centralizado na mídia proposto por Elleström (2017, 2021).
This thesis presents a case study of the transmediation (ELLESTRÖM, 2017) of “tirade du nez”, famous scene from the play Cyrano de Bergerac (1897), by Edmond Rostand, for the cinematographic production Cyrano my love (2018), directed by Alexis Michalik. It starts from the hypothesis that, in the process of transmediation, the scene of the “tirade du nez” was re-signified and updated so that it was possible to complete the objective of the film. To achieve this purpose, we will use intermediality as a theoretical basis, especially the works of researcher Lars Elleström (2017, 2019, 2021). However, as these are two media products that were pro-duced in different centuries, it is necessary to contextualize them historically. This need arises from the hypothesis that the diversity of times in relation to customs and relative norms repre-sents one of the elements that make up this transmediation. Therefore, this work explores the basic concepts of intermediality, starting from Claus Clüver (2006, 2011), and André Gaudreault and Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016), the adaptation process from the perspective of transmediation according to Elleström (2017, 2021). The final analysis will be based on the standard media-centric communication model by Elleström (2017, 2021).
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