• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências (Licenciatura)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências (Licenciatura)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A utilização de instrumentos musicais para fins didáticos e científicos

Thumbnail
View/Open
Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso (1.887Mb)
Date
2023-01-10
Author
Mota, Luiz Felipe Farias
Advisor
Vieira, Rui Manoel de Bastos
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho, possui aplicabilidade voltada para um ensino interdisciplinar, o qual integra conceitos de física e música. A proposta deste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tem como objetivo apresentar uma sequência didática. Através de um ensino interdisciplinar, buscamos propor atividades, cujo objetivo é proporcionar uma aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas em nossa proposta de ensino, sugerem a utilização práticas experimentais em sala de aula, como um xilofone, um piano digital e teclas de PVC. Tais materiais, foram utilizados como uma demonstração lúdica da teoria na prática e serviram como suporte para investigação científica. A proposta procura evidenciar o diálogo entre o estudo de ondulatória e a produção de sons no xilofone e no piano digital, buscando reforçar a ideia de que o saber constitui-se como um todo e não de modo fragmentado. Por fim, acreditamos que a partir de nossa proposta possamos propiciar aos alunos uma oportunidade para auxiliá-los no processo de alfabetização cientifica.
 
This work has applicability aimed at an interdisciplinary teaching, which integrates concepts of physics and music. The purpose of this TCC (Course Completion Work) aims to present a didactic sequence. Through interdisciplinary teaching, we seek to propose activities whose objective is to provide substantial apprenticeship. The activities developed in our teaching proposal suggest the use of experimental practices in the classroom, such as a xylophone, a digital piano and PVC keys. Such materials were used as a playful demonstration of theory in practice and served as support for scientific research. The proposal seeks to highlight the dialogue between the study of waveforms and the production of sounds on the xylophone, PVC keys and digital piano, seeking to reinforce the idea that knowledge is constituted as a whole and not in a fragmented way. Finally, we believe that from our proposal we can provide students with an opportunity to assist them in the process of scientific literacy.
 
Citation
MOTA, Luiz Felipe Farias Mota. A utilização de instrumentos musicais para fins didáticos e científicos. 2023. 63f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2023.
Keywords
Instrumentos Musicais; Aprendizagem significativa ; Física e Música; Interdisciplinaridade;
Musical instruments
Substantial apprenticeship
Physics and music
Interdisciplinary
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/67292
Collections
  • Ciências (Licenciatura) [105]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV