A saúde socioambiental na formação em saúde: um estudo com narrativas

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Date
2022-12-01Author
Silva, Rafaela Rodrigues da [UNIFESP]
Advisor
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
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Socio-environmental health in health training: a study with narratives.Abstract
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a inserção dos conteúdos relativos à
saúde socioambiental na formação interdisciplinar e interprofissional dos estudantes
da área da saúde no âmbito do módulo de Encontros e Produção de Narrativas, do
Eixo Trabalho em Saúde, que compõe o itinerário curricular dos Cursos de Saúde do
Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista, da Universidade Federal
de São Paulo. Utilizou-se a análise de discurso como instrumento de análise de diários
de campo e narrativas produzidos por turmas de discentes que receberam conteúdo
de saúde socioambiental, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Dos diários de campo e
narrativas, evidenciamos que a temática questão socioambiental, relacionada aos
casos, permeou os encontros narrativos e foi trazida nas reflexões discentes. A
observação da questão ambiental e de sua relação com os processos saúde-doença
surge tanto nos diários quanto nas narrativas. Os temas centrais dos encontros
narrativos também permearam as narrativas. O movimento de acompanhar o que foi
vivido pelos discentes quando em campo pelo diário, desde o primeiro encontro com
o narrador e a visita ao território, contribuiu para observar os processos de
estranhamento, a resistência ante as certezas prévias, oriundas de formações
anteriores, as marcas socioculturais, assim como as percepções de saírem outros do
processo e até mesmo as que não foram percebidas, mas permearam os
entrelaçamentos dos discursos. O uso da análise de discurso como método de análise
promoveu maior movimento no intuito de interpretar os significados da experiência
para os discentes, além da possibilidade de observar fontes ideológicas que
sustentavam os discursos que traziam saúde e meio ambiente, além de formações
discursivas que poderiam estar alinhadas a fontes ideológicas complementares e, por
vezes, antagônicas. Há brechas polissêmicas permeando os discursos que se
movimentam por diários e narrativas. Fendas que trazem novos significados do
percurso feito no aprendizado. Reconhecem-se possibilidades de propostas
educacionais intencionalmente construídas com base na educação interprofissional,
para mobilizar movimentos de sair do lugar comum, da reprodução do que está posto
hegemonicamente. Diários de campo e narrativas desenvolvidos por meio de
encontros com pessoas que estão ou estiveram em condições socioambientais de
exposição crônica ou aguda nos territórios de moradia e trabalho trazem a reflexão
crítica das condições dos determinantes sociais. A articulação entre saúde e meio
ambiente, inserindo a questão ambiental nos processos saúde-doença e na formação
dos profissionais de saúde, constitui uma inovação a serviço de práticas de atenção à
saúde desenvolvidas na perspectiva da integralidade do cuidado, das necessidades
das pessoas e na defesa da saúde como direito. The present research aimed to analyse the insertion of contents related to socio environmental health in the interdisciplinary and interprofessional training of students
from the health area within the module Encounters and Production of Narratives, of the
Health Care Work Axis, which makes up the curricular itinerary of the Health Courses
of the Health and Society Institute of the Baixada Santista Campus of the Federal
University of São Paulo. Discourse analysis was used as a tool to analyse field diaries
and narratives produced by classes of students receiving socio-environmental health
content in the years 2017, 2018 and 2019. From the field diaries and narratives, it was
evidenced that the themes of social and environmental issue, related to the cases,
permeated the narrative meetings and were brought in the student reflections. The
observation of the environmental issue and its relationship to health-disease processes
emerges both in the diaries annotations and in the narratives. The central themes of
the narrative encounters also permeated the narratives. The movement of following up
what was experienced by the students when in the field through the diary, from the first
meeting with the narrator and the visit to the territory, contributed to observing the
processes of distancing, resistance in face of preconceived certainties, arising from
previous trainings, sociocultural symbols, as well as the perceptions of others coming
out of the process, and even those that were not perceived, but which permeated the
interweaving of the speeches. The use of discourse analysis as a method of analysis
promoted greater movement in order to interpret the meanings of the experience for
the students, besides the possibility of observing ideological sources that supported
the discourses that brought health and environment issues, as well as discursive
formations that could be aligned to complementary ideological sources and
sometimes, antagonistic. There are polysemic gaps permeating the discourses that
move through diaries and narratives. Cracks that bring new meanings of the path made
in the learning. Possibilities of educational proposals intentionally built on the basis of
interprofessional education are recognized, mobilizing movements to leave the
common place, the reproduction of what is hegemonically set. Field diaries and
narratives developed through meetings with people who are or have been in chronic
or acute social and environmental exposure conditions in their territories of residence
and work, bring a critical reflection of the conditions of social determinants. The
articulation between health and environment, inserting the environmental issue in
health-disease processes and in the training of health professionals, constitutes an
innovation at the service of health care practices developed from the perspective of
integrality of care, people's needs and the defense of health as a right.
Citation
SILVA, Rafaela Rodrigues da. A saúde socioambiental na formação em saúde: um estudo com narrativas. 2022. 461 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Keywords
Formação na saúdeSaúde socioambiental
Educação interprofissional
Diários de campo
Narrativas
Health training
Socio-Environmental Health
Interprofessional education
Field Diaries
Narratives