O modelo educativo AC-GEO (Argumentação científica a partir de um raciocínio geográfico) e a análise de seu efeito em promover mudanças conceituais.

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Data
2023-02-27
Autores
Carli, Eden Correia [UNIFESP]
Orientadores
Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
A tese tem por objetivo investigar e analisar um modelo educativo criado para o desenvolvimento da habilidade de argumentar cientificamente a partir de um raciocínio geográfico, que apresentamos e o denominamos de AC-GEO. Tivemos como questão de pesquisa entender: Em que medida a sequência didática realizada a partir do modelo educativo elaborado para o desenvolvimento da competência de argumentar a partir de um raciocínio geográfico (AC-GEO) favoreceu a mudanças conceituais? Os(as) estudantes que participaram da pesquisa foram os(as) matriculados(as) na disciplina “Fundamentos Teóricos Práticos do Ensino de Geografia”, para o curso de Pedagogia de uma Universidade do Estado de São Paulo, a disciplina ocorreu por meio de plataforma de comunicação digital (Google Meet), por conta das mudanças ocasionadas pela Pandemia de Covid-19. Os dados coletados para a investigação foram: a) a atividade diagnóstica (pré-teste) para identificar os conceitos presentes na apresentação da ideia (hipótese) sobre a solução de um problema cotidiano (“a ocorrência do fenômeno das chuvas de forma diferencial no espaço”); b) Arquivos de gravação de áudio e vídeo referente a etapa em que os estudantes participaram da atividade argumentativa que envolveu o modelo educativo; c) Análise do relatório final (pós-teste) para identificar os conceitos presentes na apresentação dos argumentos sobre o problema (“Pode o planalto da Borborema realmente ser o principal influenciador da área de clima semiárido no Brasil?”). Como meio para analisarmos os dados coletados os interpretamos a partir de: a) um protocolo de análise para avaliação da argumentação em sala de aula (Protocolo ASAC, que será descrito na tese) e; b) da rubrica desenvolvida por Thagard (1992) que será descrito na tese e interpreta os níveis de mudanças conceituais. Essa etapa nos gerou variáveis qualitativas importantes que foram interpretadas por análise de estatística descritiva e testes de correlação de postos de Spearman. As evidências resultado das análises elaboradas nos dão fortes indícios de validação da proposta do modelo educativo AC-GEO, que pode ser utilizada por professores adequando os conteúdos apresentados aos estudantes, apresentando-os a partir de novos conceitos e adequando aos tempos e espaços da escola.
The thesis aims to investigate and analyze an instructional model created for the development of the ability to argue scientifically based on geographic reasoning, which we present and denominate AC-GEO. Our research question was to understand: To what extent did the didactic sequence carried out based on the instructional model designed for the development of the ability to argue based on geographical reasoning (AC-GEO) support conceptual changes? The students who participated in the research were those enrolled in the subject “Theoretical and Practical Foundations of Teaching Geography”, for the Pedagogy course at a University of the State of São Paulo, the subject took place through digital communication platform (Google Meet), due to the changes caused by the Covid-19 Pandemic. The data collected for the investigation were: a) the diagnostic activity (pre-test) to identify the concepts present in the presentation of the idea (hypothesis) about the solution of an everyday problem ("the occurrence of the phenomenon of rains in a differential way in space ”); b) Audio and video recording files referring to the stage in which the students participated in the argumentative activity that involved the instructional model; c) Analysis of the final report (post-test) to identify the concepts present in the presentation of the arguments about the problem (“Can the Borborema plateau really be the main influencer of the semi-arid climate area in Brazil?”). As a means of analyzing the collected data, we interpreted them based on: a) an analysis protocol for Assessment of Scientific Argumentation in the Classroom (ASAC Protocol, which will be described in the thesis) and; b) the rubric developed by Thagard (1992) that will be described in the thesis and interprets the levels of conceptual changes. This step generated important qualitative variables that were interpreted by descriptive statistics analysis and Spearman rank correlation tests. The evidence resulting from the analyzes carried out give us strong evidence of validation of the proposal of the AC-GEO instructional model, which can be used by teachers adapting the contents presented to the students, presenting them from new concepts and adapting them to the times and spaces of the school.
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