Promoção da saúde em educação física e esporte: a dinâmica cultural como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica no contexto de um equipamento esportivo público municipal

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Date
2022-12-14Author
Koumantareas, John [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
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Health promotion in physical education and sport: the cultural dynamics as possibility of (re)signification of the pedagogical practice in the context of a municipal public sports equipmentAbstract
O presente estudo tem como objetivo a compreensão da dinâmica cultural acerca das diferentes
estratégias e metodologias de ação que permeiam o processo de ressignificação da prática
pedagógica de profissionais de Educação Física e esporte no que se refere à sua atuação no
campo da promoção da saúde. Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica em um
equipamento público esportivo localizado em um município da região metropolitana da
Baixada Santista/SP. No seu desenvolvimento, participaram do estudo sete pessoas, sendo dois
profissionais de Educação Física e esporte e cinco praticantes. Nos critérios de inclusão, foram
considerados: profissionais titulares de cargo efetivo e atuantes em projetos públicos esportivos
com modalidades de não formação de atletas, há no mínimo, um ano; formação em Educação
Física e esporte, há, no mínimo, dois anos e que tivessem passado por algum curso de formação
continuada, nos dois últimos anos anteriores à realização do estudo. No tocante aos
participantes, foram considerados aqueles que praticavam as modalidades ofertadas há, no
mínimo, um ano. Nos critérios de não-inclusão, foram considerados aqueles que deixaram de
responder alguma das questões propostas e/ou se afastaram da prática esportiva por mais de um
mês. O campo de pesquisa se deu nas aulas de musculação ofertadas na academia do referido
equipamento esportivo e a análise dos dados se deu por meio de categorias não-apriorísticas,
fazendo uso da técnica de triangulação, a partir da observação participante, das entrevistas
semiestruturadas e dos registros no caderno de campo. Nesse sentido, foram identificadas três
grandes narrativas implícitas à problemática do estudo, bem como ao conjunto de categorias
obtidas na leitura e interpretação das entrevistas com os (as) participantes do estudo. A saber, a
primeira delas nomeada como: “responsabilização individual e o paradigma da aptidão física
como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”,
sendo aquela que se deu centrada nos métodos e estratégias de atuação, bem como de
apropriação estritas no que se refere à ideia de promoção da saúde, dialogando assim, de forma
direcionada ao conteúdo na prática pedagógica. No que se refere à segunda narrativa, intitulada
de: “sociabilidade e a potência do encontro como possibilidades de (re)significação da prática
pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”, vale destacar, que, a mesma, se deu
instrumentalizada na convivência nos grandes grupos e na experimentação esportiva como
potencializador da prática da modalidade, assim, portanto, aproximada do modelo alicerçado
no conceito da promoção da saúde, bem como aos objetivos e aos métodos empregados na
prática pedagógica. Já na terceira narrativa, intitulada aqui de: “promoção da saúde e o processo
de educação em saúde como possibilidades de (re) significação da prática pedagógica a partir
de sua dinâmica cultural, é aquela que possibilita a instrumentalização de um fio condutor entre
as três grandes narrativas, fundamentando o processo de educação permanente em saúde como
possível e elegível àquela prática pedagógica na figura dos seus processos avaliativos. Tais
achados, nos levam à compreensão de, que, o trato com a temática da promoção da saúde exista
naquele ambiente, porém, por meio de um formato não-diretivo. The present study aims to understand the cultural dynamics regarding the different strategies
and methodologies of action that permeate the process of re-signification of the pedagogical
practice of Physical Education and sports professionals with regard to their work in the field of
health promotion. For that, an ethnographic research was carried out in a public sports
equipment located in a municipality in the metropolitan region of Baixada Santista/SP. In its
development, seven people participated in the study, two Physical Education and sport
professionals and five practitioners (goers/residents). In the inclusion criteria, the following
were considered: professionals holding effective positions and active in public sports projects
with non-athlete training modalities, for at least one year; training in Physical Education and
sports for at least two years and who had attended a continuing education course in the last two
years prior to the study. With regard to participants (goers/residents), those who practiced the
modalities offered for at least one year were considered. In the non-inclusion criteria, subjects
who failed to answer any of the proposed questions and/or withdrew from sports practice for
more than a month were considered. The research field took place in bodybuilding classes
offered at the gym of the aforementioned sports equipment. Data analysis was carried out using
non-aprioristic categories, using the triangulation technique, based on participant observation,
semi-structured interviews and records in the field notebook. In this sense, three major
narratives implicit to the study's problem were identified, as well as to the set of categories
obtained in the reading and interpretation of the interviews with the study participants. Namely,
the first one named as: “individual responsibility and the paradigm of physical fitness as a
possibility of (re)signification of the pedagogical practice from its cultural dynamics”, is the
one that was centered on the methods and strategies of action, as well as and of strict
appropriation with regard to the idea of health promotion, thus dialoguing, in a way directed to
the content in the pedagogical practice. With regard to the second narrative, entitled:
“sociability and the power of the meeting as possibilities of (re)signification of the pedagogical
practice based on its cultural dynamics”, it is worth noting that, it was instrumentalized in the
coexistence in the large groups and in sports experimentation as a potential for the practice of
the modality, thus approaching the model based on the concept of health promotion, as well as
the objectives and methods used in the pedagogical practice. In the third narrative, entitled here:
“health promotion and the health education process as possibilities for (re)signification of the
pedagogical practice based on its cultural dynamics”, as the one that enables the
instrumentalization of a common thread between the three great narratives, supporting the
process of permanent health education as possible and eligible for that pedagogical practice in
the form of its evaluation processes. Such findings lead us to the understanding that dealing
with the theme of health promotion exists in that environment, however, through a non-directive
format.
Citation
KOUMANTAREAS, John. Promoção da saúde em educação física e esporte: a dinâmica cultural como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica no contexto de um equipamento esportivo público municipal. 2022. 218 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Keywords
Promoção da Saúde; Educação Física; Esporte; Saúde; Prática PedagógicaHealth Promotion
Physical Education
Sport
Health
Pedagogical Practice