O cinema contra-hegemônico norte-americano de 1979 a 1991: características do cinema norte-americano anti-guerra da segunda guerra-fria ao colapso da União Soviética
Date
2022-07-25Author
Carvalho, Giovana Santos [UNIFESP]
Advisor
Zagni, Rodrigo Medina [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Este trabalho buscou identificar as principais características de filmes
norte-americanos produzidos da Segunda Guerra Fria (1979) ao colapso da
União Soviética (1991) qualificados como filmes anti-guerra, ou
contra-hegemônicos, procurando entender como essas produções se opunham
ao modelo militarizado e beligerante estadunidense de gestão da Política
Externa. Com base na teoria de hegemonia em Gramsci, levando em
consideração o papel do consenso e da liderança na ascensão de hegemonias
no capitalismo, foi possível observar como a indústria do entretenimento se
adequa ao modelo capitalista de produção, e como o controle das
mentalidades das massas se torna ainda mais estratégico no contexto de
dicotomia que se instaurou na Guerra Fria. O período representou uma disputa
não apenas pelo poder político-econômico do mundo pós Segunda Guerra
Mundial: a potência vencedora seria responsável por moldar as estruturas da
ordem mundial. Dada a impossibilidade de um embate direto entre as duas
potências devido à ameaça de destruição mútua, o que se vê é uma guerra de
ideias, na qual é preciso, através da narrativa, convencer o resto do mundo que
seu modelo de sociedade era mais viável e representava o bem geral. Nesse
contexto, produções cinematográficas extravagantes chamavam atenção para
o que seriam bons atributos do mundo ocidental capitalista liderado pelos
Estados Unidos. Na contramão dessa tendência, surgem produções
cinematográficas críticas a esse movimento, questionando a necessidade da
guerra e a legitimidade dos Estados Unidos. Aqui, analisamos Apocalypse Now
(1979), Platoon (1986) e Nascido Para Matar (1987), que tiveram grande
impacto e demonstram fragmentações no consenso interno norte-americano This assignment sought to identify the main characteristics of North American films produced from the Second Cold War (1979) to the collapse of the Soviet Union (1991) qualified as anti-war films, or counter-hegemonic, trying to
understand how these productions opposed the militarized model and belligerent US foreign policy management. Based on Gramsci's theory of hegemony, taking into account the role of consensus and leadership in the rise
of hegemonies in capitalism, it was possible to observe how the entertainment industry fits the capitalist model of production, and how the control of mass mentalities becomes even more strategic in the context of the dichotomy that was established in the Cold War. The period represented a dispute not only for the political and economic power of the post World War II world: the winning power would be responsible for shaping the structures of the world order. Given the impossibility of a direct clash between the two powers due to the threat of
mutual destruction, what is seen is a war of ideas, in which it is necessary, through the narrative, to convince the rest of the world that their model of society was more viable. and represented the general good. In this context,
extravagant film productions drew attention to what would be good attributes of the western capitalist world led by the United States. Against this trend, film productions that criticize this movement appear, questioning the need for war and the legitimacy of the United States. Here, we analyze Apocalypse Now (1979), Platoon (1986) and Born to Kill (1987), which had a great impact and
demonstrate fragmentations in the internal American consensus.
Citation
CARVALHO, Giovana Santos. O cinema contra-hegemônico norte-americano de 1979 a 1991: características do cinema norte-americano anti-guerra da segunda guerra-fria ao colapso da União Soviética. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.Sponsorship
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- Relações Internacionais [118]