Trisha Brown: novos movimentos da dança contemporânea estadunidense e a reapropriação do cubo branco

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Data
2023-01-10
Autores
Soares, Ana Elise [UNIFESP]
Orientadores
Jardim, Marta Denise da Rosa [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O objetivo do trabalho é construir um paralelo entre as obras Walking on the wall (1971) de Trisha Brown e Metatronia (Metatron’s Cube) (2018) de Solange Knowles, artistas que por meio da dança contemporânea tensionam os limites da representação corporal ao trabalhar com propostas intermídia. Com base no texto No interior do cubo branco do crítico e artista Brian O’Doherty, proponho que ambas as artistas, em contextos distintos, apropriam-se da estrutura expositiva do cubo branco e o apresentam como elemento central de suas obras, redefinindo assim a perspectiva do observador. Tanto Brown quanto Knowles apoiam suas práticas na dissolução das fronteiras entre os meios artísticos e apresentam traços comuns em suas produções, como o minimalismo e o diálogo entre performance e arquitetura. Procuro contribuir com a expansão dos estudos sobre dança e intermidialidade na história da arte ao apresentar as contribuições das artistas e criar uma intersecção entre dois movimentos de ruptura e experimentação dentro da arte contemporânea estadunidense.
The objective of this thesis is to build a parallel between the works Walking on the wall (1971) by Trisha Brown and Metatronia (Metatron's Cube) (2018) by Solange Knowles, artists who, through contemporary dance, tighten the limits of body representation when working with intermedia proposals. Based on the text Inside the White Cube: The Ideology of the Gallery Space by critic and artist Brian O'Doherty, I propose that both artists, in different contexts, appropriate the exhibition structure of the white cube and present it as a central element of their works, thus redefining the observer's perspective. Both Brown and Knowles base their practices in the dissolution of boundaries between artistic means and present common traits in their productions, such as minimalism and the dialogue between performance and architecture. I seek to contribute to the expansion of the studies on dance and intermediality in art history by presenting the contributions of the artists and creating an intersection between two movements of rupture and experimentation within American contemporary art.
Descrição
Citação
SOARES, Ana Elise. Trisha Brown: novos movimentos da dança contemporânea estadunidense e a reapropriação do cubo branco. Trabalho de conclusão de curso, UNIFESP - Guarulhos, 2023.