Sondagem de mercado: análise do impacto da sua realização na proposta (“BID”) do licitante

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Date
2023-01-10Author
Grisi, Fabiana de Castro [UNIFESP]
Advisor
Sampaio, Joelson de Oliveira [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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A instrumentalização do atendimento às demandas sociais, através de contratos de parcerias entre agentes público e privado, têm se tornado cada vez mais comum, impulsionada, principalmente, pelo crescimento populacional. Para além dos regramentos de viabilização destas parcerias previstos em Lei, foram surgindo novos procedimentos de forma a torná-los ainda mais competitivos, tais sejam as rodadas de Sondagens de Mercado. Assim, o presente estudo propõe a exploração da factibilidade do instrumento de Sondagem de Mercado como mecanismo de economicidade para o poder público, através do fomento concorrencial. Para atingir o objetivo definido, desenvolveu-se um estudo com foco exploratório a partir de uma análise amostral com 75 editais contratados, possibilitando sua observação descritiva e comportamental, sendo este último através da aplicação do método de Mínimos Quadrados Ordinais. O estudo aborda o impacto da realização da Sondagem de Mercado através de três perspectivas, tais sejam a demográfica, modalidade jurídica e de segmentos de mercado demonstrando, quantitativamente, o efeito do procedimento sobre os certames já realizados. The instrumentalization of meeting social demands, through partnership contracts between
public and private agents, has become increasingly common, driven mainly by population
growth. In addition to the rules for the viability of these partnerships provided for by law,
new procedures have emerged to make them even more competitive, such as rounds of
Market Soundings. Thus, the present study proposes the exploration of the feasibility of
the Market Survey instrument as an economy mechanism for the public power, through the
promotion of competition. In order to reach the defined objective, a study with an
exploratory focus was developed from a sample analysis with 75 public notices contracted,
allowing its descriptive and behavioral observation, the latter being through the application
of the Ordinal Least Squares method. The study approaches the impact of carrying out the
Market Sounding through three perspectives, such as demographics, legal modality and
market segments, demonstrating, quantitatively, the effect of the procedure on the biddings
already carried out.
Citation
GRISI, Fabiana de Castro. Sondagem de mercado: análise do impacto de sua realização na proposta (“BID”) do licitante. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.Keywords
Sondagem de mercadoConcessão
PPP
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Ciências Atuariais [173]