Show simple item record

dc.contributor.advisorCarvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]
dc.contributor.authorOliveira, Rodolfo Raphael Sousa [UNIFESP]
dc.date.accessioned2023-02-06T18:00:45Z
dc.date.available2023-02-06T18:00:45Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/11600/66920
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC com um discurso de construção participativa e continuidade aos debates da rede municipal de ensino de São Paulo, questionamos nesta pesquisa o quanto esta proposta curricular se aproxima ou se distancia da BNCC e das últimas propostas da rede, as Orientações curriculares e proposição de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: História (2007), e os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: História (2016), também investigamos como se deu este processo de construção democrática e como a Cidade de São Paulo se faz presente na prescrição. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental, fazendo uso na análise do currículo os referenciais teóricos Goodson (1995), Apple (2006), Willians (2005), Quijano (2005;2010), Bittencourt (1998, 2001, 2004, 2011, 2019), Moeller e Tarlau (2020) e Michetti (2020). Como parte propositiva produzimos uma lista de leituras para problematizar o currículo e as prática nestes tempos de BNCC.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as its theme the relationship between the Base Nacional Comum Curriculum (2018), the Curriculum of the City (2017) and the teaching of history in the city of São Paulo. The problem is how the City Curriculum, which was designed to align itself with the BNCC with a discourse of participatory construction and continuity to the debates of the São Paulo municipal education network, approaches or distances itself from the BNCC and the latest proposals of the network , in addition to how the City of São Paulo is present in the prescription, whether with the effective participation of society, how it is understood in the document and how it is present in the prescription. As a methodology, we will analyze the process of building the curriculum through documentary research, and we will analyze the prescription comparing the BNCC and the last two prescriptions of the municipal network, the Curricular Guidelines and Learning Proposition for Elementary School: Cycle II: History (2007), the Learning Rights of the interdisciplinary and authorial cycles: History (2016). As theoretical references for curriculum analysis, we used Goodson (1995), Apple (2006), Willians (2005), Quijano (2005;2010) and Bittencourt (1998, 2001, 2004, 2011, 2019), Moeller and Tarlau (2020) and Michetti (2020). As a propositional part, we produced a reading list to problematize the curriculum and practices in these times of BNCC.en
dc.format.extent222 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCurrículo de Históriapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCidade de São Paulopt_BR
dc.subjectRede Municipal de Ensino de São Paulopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfHistóriapt_BR
dc.titleEnsino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?pt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching in times of BNCC: which city in the City Curriculum?pt_BR
dc.typeDissertação de mestrado profissionalpt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.graduateProgramMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
unifesp.knowledgeAreaEnsino de Históriapt_BR
unifesp.researchAreaSaberes históricos no espaço escolarpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1832134687062674pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/780382975877915pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record