Ensino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?
Date
2022-12-09Author
Oliveira, Rodolfo Raphael Sousa [UNIFESP]
Advisor
Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
Show full item recordAlternative Title
History teaching in times of BNCC: which city in the City Curriculum?Abstract
Este trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC com um discurso de construção participativa e continuidade aos debates da rede municipal de ensino de São Paulo, questionamos nesta pesquisa o quanto esta proposta curricular se aproxima ou se distancia da BNCC e das últimas propostas da rede, as Orientações curriculares e proposição de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: História (2007), e os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: História (2016), também investigamos como se deu este processo de construção democrática e como a Cidade de São Paulo se faz presente na prescrição. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental, fazendo uso na análise do currículo os referenciais teóricos Goodson (1995), Apple (2006), Willians (2005), Quijano (2005;2010), Bittencourt (1998, 2001, 2004, 2011, 2019), Moeller e Tarlau (2020) e Michetti (2020). Como parte propositiva produzimos uma lista de leituras para problematizar o currículo e as prática nestes tempos de BNCC.
Keywords
Currículo de HistóriaBNCC
Cidade de São Paulo
Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Ensino de História
ProfHistória