Transferência de políticas públicas e resistência no contexto municipal: o caso do programa "De Braços Abertos" em São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-23
Autores
Gabriel, Lya Gomes [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Osmany Porto de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de transferência, implementação e desmonte do Programa “De Braços Abertos”, uma política de Redução de Danos do município de São Paulo, a partir da trajetória de seus instrumentos da ação pública. Essa análise, ancorada no marco teórico da Sociologia Política da Ação Pública, busca entender como se deu a criação de um contexto favorável à transferência de um programa de redução de danos em São Paulo, além de identificar quando e como, no processo de transferência e implementação dos instrumentos, houve resistência. Tal pesquisa se justifica pela lacuna na literatura da área de Difusão de Políticas Públicas sobre o tema da resistência à transferência e de sua expansão para além do aspecto técnico e benigno, considerando a influência da motivação dos agentes e as dinâmicas de poder no processo.
Descrição
Citação
GABRIEL, Lya Gomes. Transferência de políticas públicas e resistência no contexto municipal: o caso do programa "De Braços Abertos" em São Paulo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.