Relações sociais LGBTQIAPN+ e o Serviço Social: uma análise da formação profissional

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Data
2022-02-01
Autores
Silva, Esther Gomes da [UNIFESP]
Orientadores
Bovolenta, Gisele Aparecida [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como se dão as discussões a respeito das relações sociais de gênero, sexualidade, identidade e expressão de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não Binariedade e o + representando os demais segmentos (LGBTQIAPN+), interseccionadas com as relações étnico-raciais no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Buscando trazer reflexões e contribuir para uma formação profissional comprometida em compreender as subjetividades e especificidades da questão LGBTQIAPN+ na sociedade burguesa a partir do Código de Ética da profissão, aprovado em 13 de março de 1993 e de toda instrumentalidade apresentada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 1993). Para tanto, foi realizada uma busca textual no site do CFESS afim de compreender de maneira ampla como ocorre sua participação no combate à discriminação e preconceito, da dinamicidade humana e quais as orientações são postas a categoria profissional. Assim, em caminho conjunto, para atingir o objetivo deste estudo foi realizada busca textual nos documentos do curso para identificar qual a importância que o curso dá ao debate destas relações em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação acadêmica da profissão e quais os trabalhos de conclusão de curso incorporaram a temática. Nesse sentido, a pesquisa aponta um avanço da pauta LGBTQIAPN+ nas diretrizes das políticas públicas e no interior do conjunto do conselho federal e regional de serviço social (CFESS/CRESS) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), no entanto, a incorporação das discussões acaba não se consolidando nos PPPs da graduação em Serviço Social da Unifesp, como se observa pela inserção formal, mas sem nenhum aporte teórico-metodológico para analisar a questão a partir das produções da categoria profissional. Tal vertente, pode, em grande medida, influenciar em não produção da temática, entendendo que os/as/es estudantes podem não se sentirem preparados e/ou confortáveis para discorrer sobre temas relacionados por não existir um aporte docente, inclusive. Isso posto, as cinco produções localizadas no Repositório Institucional da Unifesp, demonstram que há muito em se caminhar para que o diálogo chegue para todos, todas e todes estudantes de forma a complementar a formação e instruir pessoas em uma lógica antiLGBTQIAPN+fóbica.
Descrição
Citação
SILVA, Esther Gomes da. Relações sociais LGBTQIAPN+ e o Serviço Social: uma análise da formação profissional. 2023. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
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