• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Serviço Social
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Serviço Social
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Relações sociais LGBTQIAPN+ e o Serviço Social: uma análise da formação profissional

Thumbnail
View/Open
Trabalho de conclusão de curso (952.1Kb)
Date
2022-02-01
Author
Silva, Esther Gomes da [UNIFESP]
Advisor
Bovolenta, Gisele Aparecida [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como se dão as discussões a respeito das relações sociais de gênero, sexualidade, identidade e expressão de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não Binariedade e o + representando os demais segmentos (LGBTQIAPN+), interseccionadas com as relações étnico-raciais no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Buscando trazer reflexões e contribuir para uma formação profissional comprometida em compreender as subjetividades e especificidades da questão LGBTQIAPN+ na sociedade burguesa a partir do Código de Ética da profissão, aprovado em 13 de março de 1993 e de toda instrumentalidade apresentada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 1993). Para tanto, foi realizada uma busca textual no site do CFESS afim de compreender de maneira ampla como ocorre sua participação no combate à discriminação e preconceito, da dinamicidade humana e quais as orientações são postas a categoria profissional. Assim, em caminho conjunto, para atingir o objetivo deste estudo foi realizada busca textual nos documentos do curso para identificar qual a importância que o curso dá ao debate destas relações em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação acadêmica da profissão e quais os trabalhos de conclusão de curso incorporaram a temática. Nesse sentido, a pesquisa aponta um avanço da pauta LGBTQIAPN+ nas diretrizes das políticas públicas e no interior do conjunto do conselho federal e regional de serviço social (CFESS/CRESS) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), no entanto, a incorporação das discussões acaba não se consolidando nos PPPs da graduação em Serviço Social da Unifesp, como se observa pela inserção formal, mas sem nenhum aporte teórico-metodológico para analisar a questão a partir das produções da categoria profissional. Tal vertente, pode, em grande medida, influenciar em não produção da temática, entendendo que os/as/es estudantes podem não se sentirem preparados e/ou confortáveis para discorrer sobre temas relacionados por não existir um aporte docente, inclusive. Isso posto, as cinco produções localizadas no Repositório Institucional da Unifesp, demonstram que há muito em se caminhar para que o diálogo chegue para todos, todas e todes estudantes de forma a complementar a formação e instruir pessoas em uma lógica antiLGBTQIAPN+fóbica.
Citation
SILVA, Esther Gomes da. Relações sociais LGBTQIAPN+ e o Serviço Social: uma análise da formação profissional. 2023. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Keywords
LGBTQIAPN+
Diversidade e Serviço Social
Relações Sociais
Formação Profissional
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/66859
Collections
  • Serviço Social [235]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV