Protocolos e parâmetros de treino para musculatura do assoalho pélvico feminino no tratamento da incontinência urinária de esforço: revisão sistemática

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-24
Autores
Silva, Guilherme de Jesus Xandú da [UNIFESP]
Orientadores
Medeiros, Alessandra [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: Incontinência urinária de esforço é um distúrbio no trato urinário que impacta sobremaneira a qualidade de vida das mulheres. A literatura apresenta um consenso de que o fortalecimento do assoalho pélvico melhora a qualidade de vida dessas mulheres, entretanto, não se sabe ao certo, quais tipos e parâmetros de treinamento físico são eficazes para esse objetivo. Objetivo: Identificar os protocolos e parâmetros de treinamento eficazes no tratamento da incontinência urinária de esforço feminina (IUE). Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, PEDro e Cochrane, com corte entre os anos de 2015 e 2021; utilizando-se as palavras-chave mulheres, incontinência urinária de esforço, músculos do assoalho pélvico e treinamento. Foram analisados estudos que propuseram protocolo(s) de exercícios para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, em mulheres incontinentes com idade igual ou inferior a 65 anos. Resultados: Um total de 118 estudos foram encontrados na busca bibliográfica, e a amostra final foi composta por 3 trabalhos de 2017 a 2021; O treinamento dos músculos do assoalho pélvico (TMAP) apresentou resultados melhores do que sem treinamento, o treinamento abdominal (TA) associado com TMAP apresentou melhoras mais precoces e a estabilização lombopelvica dinâmica (DLS) associada com TMAP demonstrou resultados mais duradouros. Conclusão: Os protocolos eficazes identificados foram o TMAP, isolado ou em associação com técnicas coadjuvantes como TA ou DLS, realizados de 2 a 5 vezes semanais com séries de até 10 repetições de endurance e potência.
Descrição
Citação
SILVA. Guilherme de Jesus Xandú da. Protocolos e parâmetros de treino para musculatura do assoalho pélvico feminino no tratamento de incontinência urinária de esforço: revisão sistemática. 2023. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.