Avaliação de parâmetros de combustíveis automotivos

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Date
2022-12-16Author
Jordan, Vitor Junqueira de Souza [UNIFESP]
Advisor
Barbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Os combustíveis derivados do petróleo como a gasolina e o diesel são parte integrante do dia a dia da população brasileira e mundial, principalmente para o uso em automóveis.
Este atual cenário evidencia a necessidade da realização de fiscalizações e análises físico químicas sobre a procedência e o índice de qualidade desses combustíveis, verificando assim se estão em conformidades da ANP, pois a adulteração dos mesmos pode causar sérios riscos aos motores dos automóveis devido a queima do combustível de forma incorreta, além dos prejuízos ambientais com as emissões de monóxido de carbono que é um composto prejudicial a saúde.
Neste trabalho, foram feitas análises com as caracterizações da massa específica, viscosidade cinemática, cor e aspecto em amostras do diesel S10 de dois postos de abastecimento do município de Santos/SP, além de duas amostras gasolina que tiveram suas massas específicas analisadas. Ademais a variação da viscosidade cinemática foi analisada por meio da adulteração de Diesel com diferentes percentuais volumétricos de óleo de soja e querosene, além da própria gasolina ser testada como adulterante do diesel em temperatura de 40°C graus. Com relação aos resultados das quatro amostras um e dois de diesel S10 e gasolina comum, duas das delas estavam dentro das conformidades exigidas pela ANP, a amostra dois de diesel apresentou não conformidade, e a amostra dois de gasolina também não apresentou conformidade.
Pode-se concluir que em relação à viscosidade cinemática a mesma apresentou valores dentro das conformidades, além disso, foi possível observar uma taxa de variação que estabeleceu uma relação inversa entre temperatura e viscosidade pois no procedimento experimental notou-se que quando a temperatura do fluido aumentava, a sua viscosidade tendia a diminuir, notou-se também que mesmos com altos percentuais de adulteração de querosene, o óleo diesel ainda se mantinha dentro das conformidades da ANP. Quanto à adulteração do diesel S10 com querosene, a viscosidade cinemática variou de 3,6 mm²/s /s até 1,84 mm²/s e em relação à adulteração do diesel S10 com óleo de soja, a viscosidade cinemática das misturas variaram entre 3,05 mm²/s e 29,14 mm²/s , estabelecendo assim uma variação de 1,52 mm²/s para o querosene e 26,09 mm²/s para óleo de soja. Petroleum-derived fuels such as gasoline and diesel are an integral part of the daily
lives of the Brazilian and world population, mainly for use in cars.
This current scenario highlights the need to carry out inspections and
physicochemical analyzes on the origin and quality index of these fuels, thus verifying
whether they comply with the ANP, as their adulteration can cause serious risks to
car engines due to burning. fuel incorrectly, in addition to environmental damage with
arbon monoxide emissions, which is a compound that is harmful to health.In this
work, analyzes were carried out with the characterization of the specific
mass,inematic viscosity, color and appearance in samples of S10 diesel from two
illing stations in the city of Santos/SP, in addition to two gasoline samples that had
heir specific masses analyzed. In addition, the variation in kinematic viscosity was
analyzed by adulterating Diesel with different volumetric percentages of soybean oil
and kerosene, in addition to gasoline being tested as a diesel adulterant at a
temperature of 40°C. Regarding the results of the four samples one and two of diesel
10 and common gasoline, two of them were within the compliance required by the
NP, sample two of diesel showed non-compliance, and sample two of gasoline also
did not show compliance. It can be concluded that in relation to the kinematic
viscosity, it presented values within compliance, in addition, it was possible to
Observe a variation rate that established an inverse relationship between
temperature and viscosity, since in the experimental procedure it was noted that
when the temperature of the fluid increased, its viscosity tended to decrease, it was
also noted that even with high percentages of kerosene adulteration, diesel oil still
remained within ANP compliance. Regarding the S10 diesel adulteration with
kerosene, the kinematic viscosity ranged from 3.6 mm²/s /s to 1.84 mm²/s and in
relation to the S10 diesel adulteration with soybean oil, the kinematic viscosity of the
mixtures varied between 3, 05 mm²/s and 29.14 mm²/s, thus establishing a variation
of 1.52 mm²/s for kerosene and 26.09 mm²/s for soybean oil.
Citation
JORDAN, Vitor Junqueira de Souza. Avaliação de parâmetros de combustíveis automotivos. 2022. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Keywords
Diesel s10Gasolina
Avaliação de parâmetros
Adulteração
Diesel S10
Gasoline
Quality parameters
Adulteration