Explorando as complexidades do urbano sob a lente de epistemologias interdisciplinares: a cidade de Santos na interlocução das políticas públicas

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-19
Autores
Baeta, Werick Cordeiro [UNIFESP]
Orientadores
Pereira, Álvaro Luís dos Santos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho discute e analisa as dimensões espaciais do Centro Histórico da cidade de Santos, a partir de reflexões e bases epistemológicas interdisciplinares em conexão aos campos de conhecimentos (humanidades e ciências sociais aplicadas); permeados entre a gestão das políticas públicas urbanas e atuação da administração municipal. Desse modo complexo, foi necessário alinhar teorias que são concebidas a termos chaves e provenientes ao direito a cidade, patrimônio histórico-cultural, urbanidades invisíveis, produção do espaço, políticas públicas e questão social. A divisão é apresentada em três vetores que buscam construir exames cruciais e reveladores, as quais delineiam as nuances arbitrarias: a cidade na lógica do capitalismo, espaços na reinvenção do pós-modernismo e as invisibilidades urbanas nos planejamentos informais na contemporaneidade. O percurso metodológico, tem contemplado a pesquisa qualitativa e exploratória — sistematizados na organização de métodos e métricas da informação. A análise rigorosa propiciou construir interlocuções e centraliza-se ao desafio de entender os fenômenos urbanos por meio da institucionalização de políticas públicas, visando a dinâmica social, econômica, cultural e política, configurados nos espaços do Centro histórico do município.
Descrição
Citação
BAETA, Werick Cordeiro. Explorando as complexidades do urbano sob a lente de epistemologias interdisciplinares: a cidade de Santos na interlocução das políticas públicas. 2023. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Coleções