dc.contributor.advisor | Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP] | |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T20:42:12Z | |
dc.date.available | 2023-01-26T20:42:12Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifesp.br/11600/66647 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.format.extent | 139 f. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.title | Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges, contradictions and possibilities of the permanency of children with autism spectrum disorder in the regular educational system | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
unifesp.campus | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) | pt_BR |
unifesp.graduateProgram | Educação | pt_BR |
unifesp.researchArea | Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5386453580515617 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 | pt_BR |