Análise das instalações fotovoltaicas brasileiras e o impacto na produção de energia elétrica

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-17
Autores
Nagamine, Matheus Takashi Lima [UNIFESP]
Orientadores
Sena, Elisa Thome [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The research aims to approach the structure of the energy matrix in Brazil and understand the role that photovoltaic solar energy occupies, but also how it can be developed and establish itself as an energy pillar of the country, based on tax-free policies. taxes and credit for investment in the sector. Therefore, the period in which there was significant growth will be studied, so that the effects of state planning can be highlighted, as well as the reaction of the population and companies regarding this intervention.
A pesquisa tem como objetivo abordar a estrutura da matriz energética do Brasil e estimar a contribuição da energia solar fotovoltaica na mesma. Pretendemos entender também os tipos de incentivos necessários para que a utilização da energia solar possa ser expandida e se estabelecer como um pilar energético do país, a partir de políticas de isenção de impostos e de linhas de crédito para investimento no setor. Logo, será estudado o período em que houve um crescimento significativo da utilização de energia solar no território brasileiro, para que possa ser destacado os efeitos do planejamento estatal, como também, a reação da população e das empresas quanto a essa intervenção.
Descrição
Citação
NAGAMINE, Matheus Takashi Lima. Análise das instalações fotovoltaicas brasileiras e o impacto na produção de energia elétrica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.