Plano de negócios da empresa Zenvaral para abertura de uma empresa de fabricação e vendas de varais de teto personalizados especializada na cidade de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-17
Autores
Jesus, Pedro Augusto Freitas de [UNIFESP]
Orientadores
Onusic, Luciana Massaro [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este estudo tem o objetivo de elaborar um Plano de Negócios que ofereça informações sobre a viabilidade da abertura da empresa ZenVaral. O novo empreendimento trata-se de uma empresa de fabricação de varal de teto com tamanho personalizado, com componentes de maior durabilidade que o varal comum, e atuando inicialmente na cidade de São Paulo. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas de empreendedorismo, plano de negócios e indústria de utensílios domésticos. Depois disso, foi elaborada a concepção do negócio, especificando a sua operação e construindo seu modelo CANVAS, que norteou a construção do trabalho. Seguindo adiante, através da análise do mercado foi estipulado as características dos concorrentes, fornecedores, e estratégia de marketing baseada nos 4P (produto, promoção, preço e praça). Além disso, através da construção de três cenários de vendas (otimista, realista e pessimista) foi preparado o plano financeiro, contendo todos os investimentos, capital de giro, custos e demonstrativo de resultados. Por fim, foi feita a avaliação estratégica da empresa por meio da análise SWOT e a mensuração do Plano de Negócio em sua totalidade, no qual concluiu-se que a abertura da empresa ZenVaral é inviável, com algumas observações com relação ao cenário pessimista.
This study aims to develop a Business Plan that provides information on the viability of opening the company ZenVaral. The new venture is a custom-sized ceiling clothesline manufacturing company, with more durable components than the common clothesline, and initially present in the city of São Paulo. First, a bibliographical research was carried out on the themes of entrepreneurship, business plan and household utensils industry. After that, the business conception was elaborated, specifying its operation and building its CANVAS model, which guided the construction of the work. Moving forward, through market analysis, the characteristics of competitors, suppliers, and marketing strategy based on the 4P (product, promotion, price and place) were stipulated. In addition, through the construction of three sales scenarios (optimistic, realistic and pessimistic) the financial plan was prepared, containing all investments, working capital, costs and income statement. Finally, a strategic assessment of the company was made through the SWOT analysis and the measurement of the Business Plan in its entirety, in which it was concluded that the opening of the company ZenVaral is not viable, with some observations regarding the pessimistic scenario.
Descrição
Citação
JESUS, Pedro Augusto Freitas de. Plano de negócios da empresa Zenvaral para abertura de uma empresa de fabricação e vendas de varais de teto personalizados especializada na cidade de São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2023.
Coleções