A sustentabilidade em grandes empresas: o caso Ambev

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Data
2023-01-12
Autores
Pereira, Bruna Costa [UNIFESP]
Orientadores
Saes, Beatriz Macchione [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como a sustentabilidade é implementada em grandes empresas, seguindo o Tripé da Sustentabilidade, utilizando a Companhia de Bebidas das Américas (America’s Beverage Company – AMBEV) como estudo de caso. Busca-se entender quais foram e são as motivações que tem feito, ao longo dos anos, com que a companhia intensifique a sua preocupação com os impactos ambientais e sociais que tem causado, analisar como essa preocupação com a sustentabilidade impacta seus indicadores financeiros e se a mesma tem ou não ganhos financeiros e de mercado com essas ações e projetos. A hipótese é que grandes companhias podem ter retornos financeiros e ganho de mercado positivos através da incorporação de práticas mais sustentáveis e que essa preocupação em ser mais responsável sustentável e socialmente não é só greenwashing. Através da análise de demonstrativos de resultado, reuniões com acionistas, dos relatórios de sustentabilidade disponibilizados pela companhia e da comparação com outras empresas que são referência e concorrência, busca-se entender se existem ganhos de mercado para grandes empresas que promovem assiduamente ações sociais e sustentáveis, explicitar quais são as métricas utilizadas e quais são as normas vigentes para medir tais atuações, identificar a motivação para a intensificação da preocupação da AMBEV em causar mais externalidades positivas do que negativas em seus processos de produção e distribuição – no sentido de não ser apenas greenwashing – e se as ações implementadas também geram eficiências em custos para a companhia
This work aims to analyze how sustainability is implemented in large companies, following the bias of the Triple Bottom Line, using the America’s Beverage Company – AMBEV as a case study. It seeks to understand what were and are the motivations that have made the company, over all these years, intensify its concern with the environmental and social impacts it has caused, to analyze how this concern with sustainability impacts their financial indicators and if whether or not it has financial and market gains from these actions and projects. The hypothesis is that large companies can have positive financial returns and market gains through the incorporation of more sustainable practices and that this concern with being more sustainable and socially responsible isn’t just greenwashing. Through the analysis of results statements, meetings with shareholders, sustainability reports made available by the company and comparison with other companies that are benchmarks and competitors, we seek to understand whether there are market gains for large companies that assiduously promote social and sustainable actions, explain what metrics are used and what are the current standards to measure such actions, identify the motivation for the intensification of AMBEV's concern to cause more positive than negative externalities in their production and distribution processes - in the sense of not being just greenwashing - and whether the implemented actions also generate cost efficiencies for the company.
Descrição
Citação
PEREIRA, Bruna Costa. A sustentabilidade em grandes empresas: o caso Ambev. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.