A sustentabilidade em grandes empresas: o caso Ambev

View/ Open
Date
2023-01-12Author
Pereira, Bruna Costa [UNIFESP]
Advisor
Saes, Beatriz Macchione [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar como a sustentabilidade é implementada em
grandes empresas, seguindo o Tripé da Sustentabilidade, utilizando a Companhia de Bebidas
das Américas (America’s Beverage Company – AMBEV) como estudo de caso. Busca-se
entender quais foram e são as motivações que tem feito, ao longo dos anos, com que a
companhia intensifique a sua preocupação com os impactos ambientais e sociais que tem
causado, analisar como essa preocupação com a sustentabilidade impacta seus indicadores
financeiros e se a mesma tem ou não ganhos financeiros e de mercado com essas ações e
projetos. A hipótese é que grandes companhias podem ter retornos financeiros e ganho de
mercado positivos através da incorporação de práticas mais sustentáveis e que essa preocupação
em ser mais responsável sustentável e socialmente não é só greenwashing. Através da análise
de demonstrativos de resultado, reuniões com acionistas, dos relatórios de sustentabilidade
disponibilizados pela companhia e da comparação com outras empresas que são referência e
concorrência, busca-se entender se existem ganhos de mercado para grandes empresas que
promovem assiduamente ações sociais e sustentáveis, explicitar quais são as métricas utilizadas
e quais são as normas vigentes para medir tais atuações, identificar a motivação para a
intensificação da preocupação da AMBEV em causar mais externalidades positivas do que
negativas em seus processos de produção e distribuição – no sentido de não ser apenas
greenwashing – e se as ações implementadas também geram eficiências em custos para a
companhia This work aims to analyze how sustainability is implemented in large companies,
following the bias of the Triple Bottom Line, using the America’s Beverage Company –
AMBEV as a case study. It seeks to understand what were and are the motivations that have
made the company, over all these years, intensify its concern with the environmental and social
impacts it has caused, to analyze how this concern with sustainability impacts their financial
indicators and if whether or not it has financial and market gains from these actions and projects.
The hypothesis is that large companies can have positive financial returns and market gains
through the incorporation of more sustainable practices and that this concern with being more
sustainable and socially responsible isn’t just greenwashing. Through the analysis of results
statements, meetings with shareholders, sustainability reports made available by the company
and comparison with other companies that are benchmarks and competitors, we seek to
understand whether there are market gains for large companies that assiduously promote social
and sustainable actions, explain what metrics are used and what are the current standards to
measure such actions, identify the motivation for the intensification of AMBEV's concern to
cause more positive than negative externalities in their production and distribution processes -
in the sense of not being just greenwashing - and whether the implemented actions also generate
cost efficiencies for the company.
Citation
PEREIRA, Bruna Costa. A sustentabilidade em grandes empresas: o caso Ambev. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.Keywords
SustentabilidadeESG
Desenvolvimento sustentável
Contabilidade verde
Índice de sustentabilidade empresarial
Greenwashing
Responsabilidade social empresarial
Ambev
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Ciências Econômicas [187]