Cyberbullying: a violência pelo olhar do agredido

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Mendes, Luis Henrique Rocha [UNIFESP]
Orientadores
Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Estudo de natureza qualitativa com o objetivo de conhecer as experiências e vivências de adolescentes e jovens adultos que tenham sofrido ataques por pares, realizados em redes sociais, bem como identificar características relacionadas à sua inteligência emocional. Os ataques são conhecidos na literatura científica como cyberbullying e são uma nova forma de realização do bullying tradicional. Em relação ao método, os sujeitos de pesquisa foram alcançados pelo método bola de neve. Como método de estudo utilizamos a História Oral Testemunhal de Meihy e Seawright para a realização das entrevistas e coleta de dados e posteriormente, para realizar a análise, utilizamos os domínios da inteligência emocional para categorizar as transcrições das entrevistas com o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados identificaram que os sujeitos têm dificuldade de lidar com as emoções, além disso o medo é a emoção que mais prevalece quando falam sobre o assunto. Por fim, os domínios da inteligência emocional dos sujeitos têm uma relação com a violência sofrida online.
Descrição
Citação