A utilização da horticultura em um projeto terapêutico singular (PTS): Um recurso significativo para o tratamento em saúde mental

Imagem de Miniatura
Data
2023-02-18
Autores
Krauser, Giovanna [UNIFESP]
Orientadores
Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Reforma Psiquiátrica no Brasil mudou a perspectiva da saúde mental no país, buscando novas formas de fazer voltadas para a inserção e transformação social dos sujeitos em sofrimento psíquico. Associando ações de assistência, promoção e reabilitação psicossocial, essas ações estão cada vez mais voltadas para o sujeito, na busca pela sua autonomia e cidadania. A horticultura é uma ferramenta que vem sendo utilizada para a promoção da saúde, através de ações educativas, promovem a segurança alimentar da comunidade local, geram trabalhos e renda através da produção de um alimento sadio, e trabalham de forma prazerosa aspectos ambientais e sociais, configurando-se como grande aliada na reabilitação psicossocial. Esse trabalho tem como objetivo analisar o uso de hortas para fins terapêuticos como recurso significativo ao Projeto Terapêutico Singular, por meio de revisão de literatura. Os dados foram coletados em sítios acadêmicos como revistas, periódicos, anais de congressos e seminários de Faculdades, Universidades e Institutos, reunindo 13 artigos de projetos executados nessa área. O material encontrado infere que a prática de horticultura é uma ferramenta com potencial para ampliação do cuidado e promotora da saúde que integra elementos fundamentais das PNPIC.
Descrição
Citação
KRAUSER, Giovanna. A utilização da horticultura em um projeto terapêutico singular (PTS): Um recurso significativo para o tratamento em saúde mental. 2023. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Coleções