Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Jose Alves da [UNIFESP]
dc.contributor.authorBrito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]
dc.coverage.spatialDiademapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T13:10:28Z
dc.date.available2023-01-18T13:10:28Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.identifier.citationBRITO, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho. O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022, 57p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/11600/66409
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho, darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia, bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion work intends to contribute to the studies about the educational processes of adolescents in the school context, seeking to answer the following question: how can the reception of adolescent students be in the first days of class in the discipline of biology?. To answer this question, we promoted an intense process of studies and reflection on adolescence, reception and relationships with knowledge that culminated in the creation of a didactic sequence that deals exclusively with the first classes of students in the first grade of high school classes in a public school in the city of Diadema (SP). For theoretical foundation, we will use the references that study adolescence, especially in the school context, as well as those that analyze the relationship of adolescents with scientific knowledge, especially with biology, in addition to the authors who study the issue of reception in different contexts. . From this set of data and reflections, we will assemble the aforementioned didactic sequence. We hope, through this work, to give due attention to the initial moment of pedagogical work of the biology teacher, as well as to produce knowledge about this moment.pt_BR
dc.description.sponsorshipAlfred P. Sloan Foundationpt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleO acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeWelcoming adolescent students in the initial classes of biology: creation of a didactic sequencept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
unifesp.campusInstituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)pt_BR
dc.contributor.advisorLattes4588641761085779pt_BR
unifesp.graduacaoCiências (Licenciatura)pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record