O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática
Fecha
2022-07-29Autor
Brito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]
Tutor
Silva, Jose Alves da [UNIFESP]Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadatos
Mostrar el registro completo del ítemTítulo alternativo
Welcoming adolescent students in the initial classes of biology: creation of a didactic sequenceResumen
Este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos
processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte
pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na
disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo
de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que
culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras
aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de
Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam
adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos
adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que
estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e
reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho,
darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia,
bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de
ciências. This course conclusion work intends to contribute to the studies about the educational
processes of adolescents in the school context, seeking to answer the following question: how
can the reception of adolescent students be in the first days of class in the discipline of
biology?. To answer this question, we promoted an intense process of studies and reflection
on adolescence, reception and relationships with knowledge that culminated in the creation of
a didactic sequence that deals exclusively with the first classes of students in the first grade of
high school classes in a public school in the city of Diadema (SP). For theoretical foundation,
we will use the references that study adolescence, especially in the school context, as well as
those that analyze the relationship of adolescents with scientific knowledge, especially with
biology, in addition to the authors who study the issue of reception in different contexts. .
From this set of data and reflections, we will assemble the aforementioned didactic sequence.
We hope, through this work, to give due attention to the initial moment of pedagogical work
of the biology teacher, as well as to produce knowledge about this moment.
Cita
BRITO, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho. O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022, 57p.Palabras clave
AcolhimentoRelação com o saber
Adolescência
Ensino médio
Ensino de biologia
Responsável
Alfred P. Sloan FoundationColecciones
- Ciências (Licenciatura) [105]