• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências (Licenciatura)
  • Ver ítem
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Ciências (Licenciatura)
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática

Thumbnail
Abrir fichero
Andreia Souza Gonçalves de Carvalho Brito_TCC II.pdf (979.1Kb)
Fecha
2022-07-29
Autor
Brito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]
Tutor
Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Título alternativo
Welcoming adolescent students in the initial classes of biology: creation of a didactic sequence
Resumen
Este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho, darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia, bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de ciências.
 
This course conclusion work intends to contribute to the studies about the educational processes of adolescents in the school context, seeking to answer the following question: how can the reception of adolescent students be in the first days of class in the discipline of biology?. To answer this question, we promoted an intense process of studies and reflection on adolescence, reception and relationships with knowledge that culminated in the creation of a didactic sequence that deals exclusively with the first classes of students in the first grade of high school classes in a public school in the city of Diadema (SP). For theoretical foundation, we will use the references that study adolescence, especially in the school context, as well as those that analyze the relationship of adolescents with scientific knowledge, especially with biology, in addition to the authors who study the issue of reception in different contexts. . From this set of data and reflections, we will assemble the aforementioned didactic sequence. We hope, through this work, to give due attention to the initial moment of pedagogical work of the biology teacher, as well as to produce knowledge about this moment.
 
Cita
BRITO, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho. O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022, 57p.
Palabras clave
Acolhimento
Relação com o saber
Adolescência
Ensino médio
Ensino de biologia
Responsável
Alfred P. Sloan Foundation
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/66409
Colecciones
  • Ciências (Licenciatura) [105]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo repositorioComunidades & coleccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envíoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envío

Mi cuenta

Acceder

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV