O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática

Imagem de Miniatura
Data
2022-07-29
Autores
Brito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]
Orientadores
Silva, José Alves da [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho, darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia, bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de ciências.
This course conclusion work intends to contribute to the studies about the educational processes of adolescents in the school context, seeking to answer the following question: how can the reception of adolescent students be in the first days of class in the discipline of biology?. To answer this question, we promoted an intense process of studies and reflection on adolescence, reception and relationships with knowledge that culminated in the creation of a didactic sequence that deals exclusively with the first classes of students in the first grade of high school classes in a public school in the city of Diadema (SP). For theoretical foundation, we will use the references that study adolescence, especially in the school context, as well as those that analyze the relationship of adolescents with scientific knowledge, especially with biology, in addition to the authors who study the issue of reception in different contexts. . From this set of data and reflections, we will assemble the aforementioned didactic sequence. We hope, through this work, to give due attention to the initial moment of pedagogical work of the biology teacher, as well as to produce knowledge about this moment.
Descrição
Citação
BRITO, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho. O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022, 57p.