Contribuições do programa de educação pelo trabalho para educação interprofissional na Universidade Federal de São Paulo
Date
2022-12-12Author
Rolim, Bianca Yuki Sakai [UNIFESP]
Advisor
Fegadolli, Claudia [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem promovido e estimulado a educação interprofissional, há mais de uma década, como estratégia de fortalecimento nos sistemas nacionais de saúde. Transformações em contextos sanitários, sociais e econômicos no Brasil revelam a necessidade de novas iniciativas para a formação de profissionais de saúde, tanto na prática dos serviços, mediadas pela educação permanente com os trabalhadores, como na formação de novos profissionais. Os processos de formação de profissionais da saúde desenvolvem de maneira mais contundente as competências específicas para o cuidado, podendo resultar na limitação do trabalho colaborativo para a resolução de problemas complexos. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde Interprofissionalidade, organizado pelo Ministério da Saúde brasileiro, teve como objetivo promover reflexões e mudanças na metodologia de ensino e trabalho nos cenários da formação de profissionais de saúde. O Programa possibilitou desenvolver ações para a educação e práticas interprofissionais, seguindo os princípios da integralidade e da resolutividade em saúde. O presente estudo visou analisar os efeitos do desenvolvimento do Programa de Educação pelo Trabalho na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a partir do projeto desenvolvido entre os cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina e da articulação entre a Secretaria Municipal de saúde de Diadema e a UNIFESP. The World Health Organization (WHO) has promoted and encouraged interprofessional education for over a decade as a strategy to strengthen national health systems. Transformations in sanitary, social and economic contexts in Brazil reveals the need for new initiatives for the training of health professionals, both in the practice of services, mediated by permanent education with workers, and in the training of new professionals. The training processes of health professionals develops specific competences for care in a more forceful way, which might result in the limitation of collaborative work to solve complex problems. The Education Program for Interprofessional Health Work, organized by the Brazilian Ministry of Health, aims to promote reflections and changes in the teaching and work methodology in the training scenarios of health professionals. The Program makes it possible to develop actions for education and interprofessional practices, following the principles of integrality and resoluteness in health. The present study aims to analyze the effects of the implementation of the Education through Work Program at University of São Paulo (UNIFESP) based on the project developed between the Nursing, Pharmacy and Medical courses based on articulation between the municipal health department of Diadema and the UNIFESP.
Keywords:
Keywords
Programa de Educação pelo TrabalhoInterprofissionalidade
SUS
Educação permanente
Farmácia
Enfermagem
Medicina
Diadema
Interprofessionality
Permanent education
Pharmacy
Nursing
Medicine
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