Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
Date
2022-11-22Author
Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
Advisor
Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Pedagogical robotics: Arduino and electronics in the early years of elementary schoolAbstract
Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto. In this research, carried out in a pandemic period by Covid 19, we investigated
the proposal of teaching robotics, through the performance of didactic activities for the
initial years of elementary school, considering some aspects of teaching by research
and experimentation. We involve the use of the Arduino plate combined with sensors
and actuators for reproduction and creation of simple robotic prototypes programmed
through graphical languages of problems and solutions pointed out by students. We
present the description of the teachinglearning
methodology adopted in our classes
with the fifth year students of a Municipal School of Basic Education of São Bernardo
do Campo SP.
Some of the results obtained regarding the use of robotics with
children aged 10 years on average were: the possibility of developing programming
classes synchronously and asynchronously, imposed by the need for social distancing,
with small groups of children; contribution of educational robotics and programming to
reflections and logical reasoning; Affection; autonomy; collaboration; teamwork; the
meaning of error, and how it is associated with the teachinglearning
process and
curiosity as learning enhancers. Although not the focus of the research we also listed
some curricular aspects linked to disciplines contemplated in the Project
Keywords
Robótica educacionalArduino
Eletrônica
Ensino fundamental I
Anos iniciais
Educational robotics
Electronics
Early years
Elementary school