Recursos tecnológicos para o processo de armazenamento e emissão digitalizada do diploma universitário de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2022-12-16
Autores
Bonavigo, Katia dos Santos [UNIFESP]
Orientadores
Salvador, Maria Elisabete [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: elaborar tutorial para orientar e auxiliar o processo de emissão digitalizada do diploma universitário de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São Paulo, bem como elaborar e implantar um protótipo digital do diploma de graduação a fim de atender às exigências técnicas do Ministério da Educação e Cultura. Métodos: trata-se de um estudo tecnológico, descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação da instituição. A pesquisa e seus desdobramentos metodológicos serão divididos em quatro etapas: 1. Revisão da literatura sobre assuntos correlatos. 2. Pesquisa documental sobre aspectos técnicos e portaria do Ministério supracitado relacionados à elaboração e emissão do diploma em formato digital. 3. Desenvolvimento do tutorial. 4. Elaboração e implantação de um modelo do diploma digital no website da instituição. Resultados: foi possível elaborar um tutorial bem como um protótipo digital do diploma de graduação da Universidade Federal de São Paulo. O desenvolvimento e os dados destacaram a importância em orientar a comunidade acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição quanto à emissão digitalizada do diploma universitário, a fim de atender às recomendações e exigências do Ministério, bem como promover segurança dos dados institucionais ao evitar falsificações. Conclusões: orientar o processo supracitado, elaborar e implantar um modelo do diploma universitário em formato digital pode assegurar confiabilidade e confidencialidade no armazenamento e, sobretudo, a emissão dos diplomas em banco de dados computacional, conferindo maior segurança aos procedimentos internos da instituição, reduzindo riscos de fraude.
Descrição
Citação
BONAVIGO, K S. Recursos tecnológicos para o processo de armazenamento e emissão digitalizada do diploma universitário de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) – Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.