Adolescência e Intervenções em saúde mental no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura
Data
2022-11-16
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar a existência e efetividade de propostas e intervenções em saúde mental no âmbito escolar voltadas para adolescentes, por meio de uma revisão sistemática de literatura. Objetiva-se também refletir, conceitualmente, sobre saúde mental e adolescência, discutir sobre os projetos e propostas em saúde mental no âmbito escolar e abordar sobre a psicologia escolar e demais especialidades. Por adolescência, entende-se o período de desenvolvimento humano que estabelecido dos dez aos dezenove anos, marcado por mudanças biológicas, cognitivas e sociais. Enquanto período de mudanças, atenta-se para as possibilidades de desenvolvimento adaptativo, mas também para a ocorrência de sintomas e transtornos mentais. O trabalho justifica-se pela necessidade de se pensar estratégias em saúde mental que não estejam restritas aos modelos clínicos de saúde, considerando aqui, o contexto escolar como base propícia para intervenções. Salienta-se que a psicologia escolar pode contribuir positivamente nos processos de desenvolvimento e aquisição de aprendizagens diversas. Metodologicamente, parte-se de uma revisão sistemática de literatura com base na seguinte questão norteadora: quais estratégias têm sido efetivas para a promoção de saúde mental nas escolas. Utilizou-se, para sistematização dos estudos o programa Rayyan e foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e PUBMED. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade e de exclusão, foram selecionados 16 artigos. Os resultados consistiram em análises dos tipos de estudo, de características da amostra e intervenções utilizadas, além de considerações sobre a efetividade das intervenções. Conclui-se que, as estratégias adotadas foram efetivas, embora ainda poucos estudos abordem sobre saúde mental, de forma prática, nas escolas. Sugere-se o trabalho interdisciplinar e o fortalecimento da psicologia escolar dentro das instituições de ensino.