Cenografia da ruína: a Escola de Meninas como cenário e a ressignificação da memória visual da Vila Maria Zélia

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Silva, Kamilla Dourado da [UNIFESP]
Orientadores
Rufinoni, Manoela Rossinetti [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A presente pesquisa objetivou investigar o processo de transformação da vila operária Maria Zélia em cenário para produções audiovisuais a partir da análise de gravações selecionadas, realizadas especificamente nos escombros da antiga Escola de Meninas. O intuito foi buscar compreender as formas de ressignificação contemporânea desses espaços e de que maneira os valores como patrimônio cultural têm sido considerados nesse processo. Para tanto, a pesquisa buscou refletir sobre algumas questões: a apreciação da ruína como cenário naturaliza o abandono e esvazia os sentidos de um patrimônio edificado? Ou podemos vislumbrar caminhos de resistência e de crítica ao processo de arruinamento por meio da apreciação estética?
Descrição
Citação