Estudo normativo do desempenho de leitura medido por meio da tabela MNREAD-P em escolares normo-leitores

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Data
2022-11-24
Autores
Souza, Yan Jonathan D' Almeida [UNIFESP]
Orientadores
Ferraz, Nívea Nunes [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
Objetivos: A habilidade de leitura é um importante fator no acesso social e cultural com importante impacto nas atividades produtivas. Com o avanço da escolaridade e o ganho da familiaridade com as palavras, a leitura torna-se mais rápida e efetiva. Definir valores normativos de desempenho de leitura (acuidade de leitura, velocidade de leitura e tamanho crítico de letra) na tabela MNREAD-P em escolares saudáveis alfabetizados matriculados entre o terceiro ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. Métodos: Foram incluídos participantes alfabetizados com idade entre 8 e 18 anos, com acuidade visual apresentada melhor ou igual 20/32 em ambos os olhos para longe e para perto, ausência de desvios oculares manifestos e queixas visuais, assinatura pelos pais/responsáveis do termo de consentimento livre e esclarecido para participação em pesquisa, e que assinaram o termo de assentimento para participação em pesquisa. Foram excluídos os voluntários com presença ou suspeita de dislexia; atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e distúrbios da fala e/ou surdez. Os escolares foram recrutados em um colégio da rede particular de ensino fundamental e médio. A avaliação foi realizada na própria escola, durante o período de aulas, incluindo medida da acuidade visual (logMAR) e avaliação da motilidade extrínseca ocular (teste de cobertura) para longe e para perto, e avaliação do desempenho de leitura binocular e monocular na tabela MNREAD-P. Os seguintes parâmetros de desempenho de leitura foram determinados: acuidade de leitura (AL, em logMAR), tamanho crítico de letra (TCL, em logMAR) e pela máxima velocidade de leitura (MVL, em palavras/minuto). Durante a realização do teste binocular foi avaliada também a compreensão de leitura das sentenças lidas, sendo classificada para cada escolar em texto-base, superfície de texto ou modelo da situação, de acordo com o padrão mais frequente. Os parâmetros de desempenho de leitura foram analisados entre os diferentes níveis de escolaridade agrupados: Ensino Fundamental I (3o ao 5o ano), Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e Ensino Médio (1o ao 3o ano) e o nível de significância foi considerado como p≤0,05. Resultados: Participaram deste estudo 92 escolares (65% meninas) com média de idade de 12,8±2,9 anos. Os limites inferiores de AL foram 0,1 logMAR para o Ensino Fundamental e 0,0 logMAR para o Ensino Médio, em condição monocular e binocular. O limite inferior do TCL foi 0,4 logMAR para todos os níveis de escolaridade em condição monocular e binocular. Os limites inferiores de MVL binocular foram para o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio, respectivamente, 132 palavras/minuto, 178 palavras/minuto e 227 palavras/minuto; em condição monocular, quando não solicitada a leitura para compreensão do texto, a MVL dos escolares do Ensino Fundamental teve incremento de 10%. O avanço da escolaridade foi significantemente associado à melhora da AL binocular (p=0,014) e monocular (p=0,017), bem como da MVL (p<0,001), porém sem associação com o TCL. Conclusão: Os valores de normalidade de desempenho de leitura determinados neste estudo em escolares saudáveis da educação básica poderão servir de base determinação de déficits na função de leitura em crianças com diversas condições de saúde com impacto na visão e cognição.
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