O despertar para o aprendizado crítico e reflexivo: o aluno inserido em campo de prática desde o primeiro ano da Graduação em Fonoaudiologia

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Losada, Ana Claudia Garcia Callejon [UNIFESP]
Orientadores
Poletto, Patrícia Rios [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Muito se tem discutido no cenário da educação atual sobre o ensino superior na área da saúde em relação à formação dos alunos alicerçada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Uma abordagem instrucional centrada no estudante, no qual este seja visto como ator principal do aprendizado, estimulado a compartilhar informações, saberes, experiências vivenciadas, na construção da aprendizagem numa troca colaborativa, capaz de identificar as lacunas existentes em seu conhecimento, tem sido apontada como a mais promissora. Um campo de estágio problematizador estimula a consciência crítica da realidade e a postura ativa dos alunos no processo ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo demonstrar se a prática do Estágio Optativo realizado no primeiro ano da graduação em Fonoaudiologia serviu de alicerce para a construção da formação dos estudantes ao longo dos anos subsequentes. A Metodologia trata-se de um estudo retrospectivo, com preceitos da pesquisa quali-quantitativa. A Coleta dos Dados, utilizou dois instrumentos: o Questionário baseado na escala tipo Likert e a Roda de Conversa. A etapa analítica será realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Os Resultados apontaram que a vivência prática durante o estágio optativo no primeiro ano da graduação em Fonoaudiologia foi capaz de provocar, nos estudantes, um olhar crítico, reflexivo e problematizador, no qual a troca das sensações e experiências pôde fundamentar a construção da sua aprendizagem e os instigou a semear ideias que despontaram no Produto Técnico Educacional direcionado às próximas turmas de estudantes. Conclusão: Concluímos que ponderar junto aos estudantes da Graduação em Fonoaudiologia, por meio da metodologia utilizada nesta pesquisa, sobre o seu despertar para o aprendizado crítico e reflexivo desde o primeiro ano da Graduação, os fez atentarem para a construção coletiva, promoveu a liberdade no processo de pensar e construir sua formação e que a prática educativa em campo, se tornou um facilitador do processo ensino- aprendizagem.
Descrição
Citação
LOSADA, A C G C. O despertar para o aprendizado crítico e reflexivo: o aluno inserido em campo de prática desde o primeiro ano da Graduação em Fonoaudiologia. São Paulo, 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2022.