dc.contributor.advisor | Cândido, Renata Marcílio [UNIFESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Daniel Orlando da [UNIFESP] | |
dc.coverage.spatial | Guarulhos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T16:43:57Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T16:43:57Z | |
dc.date.issued | 2022-08-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifesp.br/11600/66034 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar como se constitui os conteúdos sobre História e Cultura afro-brasileira nas obras didáticas de autoria de Gilberto Cotrim, publicadas pela editora Saraiva, no período entre 1996 e 2020 em edições aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídas nas escolas públicas brasileiras. O recorte temporal se baseia na mudança ocorrida no programa a partir de 1996 com a criação Guia de Livros Didáticos, que analisa cada livro levando-se em consideração a qualidade do conteúdo. As questões suscitadas são as seguintes: como esse conteúdo se insere na obra ao longo de suas edições? De fato, a obra responde ao proposto nos documentos oficiais para o ensino de história e cultura afro-brasileira? Como essa história é representada na obra? A temática ancora-se na História da Educação no Brasil, do Livro e das Edições Didáticas, num contexto sob a perspectiva da História Cultural, conforme proposta por Chartier (1990), no que tange às escolhas das representações que darão embasamento para os livros didáticos. O conceito de representação é aqui entendido como a forma que determinado objeto/indivíduo é moldado/construído por símbolos/simbologias seguidos por práticas (sociais/culturais) que se (re)produzem em relação a esses conteúdos. O trabalho terá como procedimentos metodológicos o estudo teórico da questão por meio de pesquisa bibliográfica e análise comparativa de edições didáticas aprovadas no PNLD dentro do recorte temporal proposto, numa perspectiva de análise documental tal como proposta por Cellard (2012). A hipótese aventada é de que, mesmo com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, os dispositivos legais não foram suficientes para impactar a produção didática a ponto de este conteúdo passar à centralidade nos livros didáticos de história. | pt_BR |
dc.format.extent | 139 f | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | História do livro didático | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de história | pt_BR |
dc.title | História e cultura afro-brasileira nas obras didáticas de Gilberto Cotrim (1996-2020) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
unifesp.campus | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) | pt_BR |
unifesp.graduateProgram | Educação | pt_BR |
unifesp.knowledgeArea | História dos Livros e das Edições Didáticas | pt_BR |
unifesp.researchArea | História da Educação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2618565593755302 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9931089607245261 | pt_BR |