Show simple item record

dc.contributor.advisorCândido, Renata Marcílio [UNIFESP]
dc.contributor.authorSilva, Daniel Orlando da [UNIFESP]
dc.coverage.spatialGuarulhospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T16:43:57Z
dc.date.available2022-12-01T16:43:57Z
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/11600/66034
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar como se constitui os conteúdos sobre História e Cultura afro-brasileira nas obras didáticas de autoria de Gilberto Cotrim, publicadas pela editora Saraiva, no período entre 1996 e 2020 em edições aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídas nas escolas públicas brasileiras. O recorte temporal se baseia na mudança ocorrida no programa a partir de 1996 com a criação Guia de Livros Didáticos, que analisa cada livro levando-se em consideração a qualidade do conteúdo. As questões suscitadas são as seguintes: como esse conteúdo se insere na obra ao longo de suas edições? De fato, a obra responde ao proposto nos documentos oficiais para o ensino de história e cultura afro-brasileira? Como essa história é representada na obra? A temática ancora-se na História da Educação no Brasil, do Livro e das Edições Didáticas, num contexto sob a perspectiva da História Cultural, conforme proposta por Chartier (1990), no que tange às escolhas das representações que darão embasamento para os livros didáticos. O conceito de representação é aqui entendido como a forma que determinado objeto/indivíduo é moldado/construído por símbolos/simbologias seguidos por práticas (sociais/culturais) que se (re)produzem em relação a esses conteúdos. O trabalho terá como procedimentos metodológicos o estudo teórico da questão por meio de pesquisa bibliográfica e análise comparativa de edições didáticas aprovadas no PNLD dentro do recorte temporal proposto, numa perspectiva de análise documental tal como proposta por Cellard (2012). A hipótese aventada é de que, mesmo com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, os dispositivos legais não foram suficientes para impactar a produção didática a ponto de este conteúdo passar à centralidade nos livros didáticos de história.pt_BR
dc.format.extent139 fpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHistória do livro didáticopt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLivro didático de históriapt_BR
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira nas obras didáticas de Gilberto Cotrim (1996-2020)pt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.graduateProgramEducaçãopt_BR
unifesp.knowledgeAreaHistória dos Livros e das Edições Didáticaspt_BR
unifesp.researchAreaHistória da Educaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2618565593755302pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record